Terca-Feira, 24 de Novembro de 2020

Grande parte dos sites monitora a navegação dos visitantes para vender os dados a anunciantes ou empresas parceiras. De forma geral, esse comportamento não costuma ser nocivo ao usuário, mas reduz sua privacidade na Internet. Para que isso não ocorra, o Google Chrome e o Mozilla Firefox têm uma função nativa no Android que evita que os sites rastreiem a navegação.

Nos dois apps, o recurso faz com que as páginas saibam que o usuário não quer ser monitorado. Assim, é possível cancelar o rastreamento. A ativação não afeta o login em sites, favoritos ou qualquer outra informação armazenada. O passo a passo abaixo ensina como ativar o "Não me rastreie" nos navegadores Chrome e Firefox para Android. O tutorial ajuda a aumentar sua segurança e privacidade no celular.

Saiba como impedir que sites rastreiem sua navegação no Android (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

No Chrome

Passo 1. Abra o Chrome para Android e toque no menu principal, representado por três pontos no canto superior da tela. Selecione a opção "Configurações".

... 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">

Acesso às confugurações do Chrome para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Vá até a seção "Avançado" e entre em "Privacidade". Deslize o dedo para baixo até chegar em "Não rastrear" e dê um toque sobre essa opção, que estará desativada por padrão.

Menu de configurações de privacidade do Chrome para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Coloque a chave na posição "Ativado" e saia da tela. Perceba que o recurso agora está ativado.

Recurso de não rastrear ativo no Chrome para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

No Firefox

Passo 1. Com o Firefox para Android aberto, dê um toque no menu principal e, então, entre em "Configurações".

Acesso às configurações do Firefox para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Toque sobre o menu "Privacidade". No topo da tela, ative a opção "Não rastrear".

Recurso de não rastrear ativo no Firefox para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como baixar vídeos do Youtube no Google Chrome? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo