O Dia do Professor ganhou homenagem do Google em forma de Doodle neste domingo, 15 de outubro. Celebrada no Brasil há 70 anos, a data foi sugerida por Salomão Becker, professor em uma escola da famosa Rua Augusta, na cidade de São Paulo. Na internet, a celebração ocorre ao acessar a primeira página do Google, ao usar o aplicativo oficial para celulares e ao digitar com o teclado virtual Gboard.

No GIF criado pelo Google, a letra G central ensina às demais sobre astronomia, matemática, música, química e biologia. As disciplinas são representadas no plano de fundo, que muda sem parar. O que não muda é a paciência do professor em explicar e o interesse dos alunos em aprender.

... Doodle do Google de 15 de outubro celebra Dia do Professor (Foto: Reprodução/Google)

História da comemoração no Brasil

O objetivo original do Dia do Professor era reservar uma data de descanso para os educadores, que podiam aproveitar a ocasião para conversarem e fazer análises sobre o ano letivo. A primeira cerimônia, ocorrida em 1947, foi marcada pelo discurso de Becker e sua célebre frase "Professor é profissão. Educador é missão."

Além dele, outros três professores fomentaram a ideia: Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko. Todos eles trabalhavam no já extinto Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". Na época, o segundo semestre letivo da instituição ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de folga nesse período.

Segundo consta, Becker propôs 15 de outubro porque em Piracicaba, sua cidade natal, professores e alunos já realizavam uma pequena confraternização no dia. Mas a data não pinçada ao acaso; ela remonta de 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil.

Graças à popularização da comemoração inicada em 1947, o dia foi instituído como feriado escolar através do Decreto Federal 52.682, de 1963. Desde então, escolas públicas e particulares do país inteiro paralisam as atividades na data.

O Dia do Professor no mundo

O Brasil não é o único país a contar com um Dia do Professor. Índia, Malásia, Turquia, China, Irã, Rússia, Vietnã e Estados Unidos são alguns dos lugares que também prestam homagens aos educadores. A celebração ocorre em datas diferentes nas diversas nações, variando conforme a história local.

A América Latina comemora oficialmente o dia em 11 de setembro. A data foi estabelecida na Conferência Interamericana sobre Educação de 1943, sediada no Panamá, e homenageia Domingo Faustino Sarmiento, escritor e ex-presidente argentino, morto em 11 de setembro de 1888.

A Argentina segue a data proposta na Conferência, mas outros países latino-americanos além do Brasil festejam os professores em um dia separado. A Bolívia os celebra em 6 de junho; o Chile, em 16 de outubro; o Peru comemora em 6 de julho; México e Colômbia, em 15 de maio.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo