A Universidade de Harvard em parceria com a MIT (Massachusetts Institute of Technology) anunciou uma tatuagem inteligente capaz de monitorar a sua saúde. Em tese, ela consegue identificar possíveis alterações no organismo e apontar quando você está desidratado ou com a glicose elevada, por exemplo.

O segredo dessa tecnologia está na tinta. Ela é aplicada ao seu corpo como qualquer outro tipo de tatuagem, mas como diferencial ela possui vários sensores que, quando entram em contato com a pele, reagem com a química do fluido intersticial do nosso corpo, permitindo analisar de forma precisa o estado do sangue naquele momento.

... ape" fill-rule="nonzero" mask="url(#mask-2)"> Tatuagem consegue monitorar a sua saúde (Foto: Divulgação/Harvard)

Para avisar aos usuários sobre os problemas de saúde, a tinta da tatuagem muda de cor. Basicamente, quando o verde se transforma em marrom significa que os níveis de açúcar no sangue estão acima do normal. Agora, se a tinta verde ficar mais intensa quer dizer que a concentração de sódio aumentou, ou seja, você está desidratado.

Um ponto positivo é que também existe uma tinta invisível, caso você não esteja interessado em fazer uma tatuagem colorida. Porém, é necessário utilizar uma luz específica para realizar o monitoramento e, segundo publicação, essa luz poderá vir de um smartphone tradicional.

Por enquanto, a tecnologia está em fase de desenvolvimento e os pesquisadores pretendem torná-la mais inteligente na detecção e no auxílio de outras doenças. A ideia é ser uma alternativa mais eficaz do que os vestíveis de monitoramento atuais, visto que eles não se integram bem ao corpo e ainda necessitam de baterias para funcionar.

Via Harvard

Além da câmera, quais funcionalidades os drones poderiam ter? Comente no fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo