ChromeOS é o sistema operacional do Google que usa o Chrome como base e é completamente dependente da Internet e da nuvem para funcionar. Por outro lado, o ChromiumOS (chromium.org) é a versão aberta a desenvolvedores do mesmo sistema, e que pode ser usada gratuitamente em computadores que não fazem parte da linha Chromebook e Chromebox . A seguir, você vai conhecer as diferenças entre esses dois sistemas e entender porque não existem arquivos ISO para baixar do ChromeOS disponíveis na Internet.

Qual a diferença entre ChromeOS e ChromiumOS?

O ChromeOS é o que se pode chamar de versão comercial do ChromiumOS, sistema operacional livre. O ChromeOS, portanto, é usado apenas em aparelhos com a marca Chromebook e alguns desktops homologados pelo Google com a marca Chrome. Do outro lado, o ChromiumOS é um sistema operacional que você pode baixar para experimentar no seu computador pessoal.

ChromeOS é específico para os Chromebooks e computadores homologados pelo Google (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Além disso, há algumas diferenças de recursos e de regime de atualização. O ChromeOS tende a ser atualizado com mais agilidade e frequência, além de oferecer alguns recursos que não estão presentes na versão livre.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Posso baixar uma ISO do ChromeOS e do ChromiumOS?

Quanto ao ChromeOS, a resposta é não. O ChromeOS é distribuído pelo Google apenas em Chromebooks e em computadores homologados para rodar esse sistema operacional em que quase tudo é online.

ChromiumOS pode ser instalado em PCs comuns e é "denunciado" pelo navegador Chromium com ícone azul (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Em relação ao ChromiumOS, a resposta é sim! Existem imagens de instalação (arquivos ISO) desse sistema desenvolvidas por terceiros e desenvolvedores. É possível instalar o ChromiumOS em qualquer computador, entretanto, ao fazê-lo, o usuário precisa estar ciente que o suporte e liberação de atualizações ao sistema pode ser muito irregular ou até mesmo inexistente.

Os aplicativos que funcionam no ChromeOS funcionam no ChromiumOS?

Sim, as diferenças entre os dois sistemas são pequenas, mas o núcleo é o mesmo: o Chrome. Por conta disso, plugins e apps que funcionam no ChromeOS também podem ser utilizados no ChromiumOS.

Apps que rodam no ChromeOS funcionam também no ChromiumOS (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Diferenças entre funções e recursos

No primeiro tópico, explicamo

... s, em linhas gerais, as diferenças entre os dois sistemas e que o ChromeOS possui alguns recursos que não aparecem no ChromiumOS. A seguir, você descobre quais são eles:

Atualização automática: O ChromeOS atualiza automaticamente via Internet enquanto o ChromiumOS não possui esse recurso.

Quais são os requisitos para instalar o Chrome OS em um notebook? Descubra no Fórum do TechTudo.

Easy Recovery: Essa ferramenta permite que o usuário recupere o status de sua máquina com facilidade no ChromeOS, funcionando de forma semelhante à recuperação de sistema do Windows. Esse recurso não aparece no Chromium.

Inicialização:
O ChromeOS possui um recurso de segurança de inicialização que, entre outras coisas, ajuda a prevenir riscos de segurança. Essa função também inexiste no ChromiumOS.

Plugins:
O ChromeOS conta com diversos plugins pré-instalados para consumo de mídia, ou acesso a hardware específico (drivers de touchpad, por exemplo). Esses complementos, por questões contratuais, não são oferecidos no ChromiumOS por padrão – o usuário precisa instalá-los sozinho, como acontece em diversas distribuições Linux.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo