Voc? sabia que o Microsoft Word pode ser usado n?o s? para escrever, mas tamb?m para formatar cartas e etiquetas para mala direta? As vers?es mais recentes do famoso processador de texto para Windows v?m com uma se??o inteiramente dedicada a essa necessidade, que acumula funcionalidades respons?veis por automatizar boa parte do trabalho. Veja como funciona.

Como editar um arquivo do Word Online junto com outras pessoas

Formatando o papel

Formate o papel (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

Escreva o texto da carta que voc? deseja enviar sem se preocupar com o tamanho do papel ou margens da p?gina. Ao terminar, basta ir at? o menu ?Correspond?ncias? e clicar em ?Mala Direta?.

L?, basta escolher a op??o adequada e deixar que o Word fa?a a formata??o pra voc? ? al?m de carta, h? op??es para e-mail, envelopes e etiquetas. ? sempre poss?vel, tamb?m, voltar ao modo normal.

Crie sua lista de destinat?rios

Escolha o modo de obten??o da lista de destinat?rios (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

Sejam clientes ou convidados de uma festa, os destinat?rios de uma mala direta costumam ser muitos e precisam estar organizados. Voc? tem a op??o de criar uma lista em uma tabela no pr?prio Word ou no Excel, mas o processador de texto da Microsoft traz uma ferramenta dedicada a facilitar essa tarefa.

Preencha as colunas e crie novas se desejar (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

Clique em ?Selecionar Destinat?rios? para criar uma nova lista do zero, importar de um arquivo criado previamente ou obt?-los a partir dos seus contatos no Outlook. Se voc? optar pela primeira escolha, bastar? preencher os dados dos destinat?rios na janela pop-up. Sempre que quiser, tamb?m pode incluir colunas novas ou excluir as que v?m pr?-definidas. Salve o arquivo de destinat?rios no seu PC.

Criando envelopes e etiquetas

Clique para formatar etiquetas e envelopes automaticamente (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

Ao terminar de cadastrar seus contatos, clique em ?Etiquetas? ou ?Envelopes? do menu de correspond?ncias para come?ar o processo de finaliza??o da mala direta. L?, voc? poder? visualizar os dados dos contatos j? organizados, mudar o tamanho do papel e outras configura??es de impress?o em ?Op??es?.

Insira o endere?o de remetente e veja ao lado como vai ficar (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

Na janela de envelope, n?o esque?a de incluir o endere?o de remetente no campo inferior. Se desejar, tamb?m pode in

... cluir o envelope no mesmo documento da carta e obter um arquivo ?nico, o que pode ajudar na hora de imprimir. Para isso, clique em ?Adicionar ao documento?.
Inclua o envelope no mesmo documento da carta para facilitar a impress?o (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

Pronto! Agora que voc? j? conhece melhor os recursos oferecidos pelo editor de texto, ? s? come?ar.

Como reparar o Microsoft Office 2013??Veja as dicas no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo