Mais de 120 milhões de usuários. Essa é a nova marca do WhatsApp, aplicativo que recebeu duas atualizações com novos recursos no mês de maio. Agora, os adeptos de Android podem fixar as conversas mais importantes no topo da tela. Quem usa um iPhone (iOS) ganhou a opção de usar o mensageiro com a Siri, por meio de comandos de voz.

Além dos updates, dicas para personalizar as notificações do app em forma de bolhas, encontrar grupos que tenham interesses em comum com o seu e liberar espaço no Google Drive para salvar o backup do WhatsApp também bombaram durante o mês.

Chat fixo e mensagens em bolhas no WhatsApp foram destaque no mês de maio (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Tambêm no mês passado, o mensageiro teve dois momentos de queda de apagão. O primeiro, no dia 3, deixou os usuários sem o app por duas horas. Até agora não se sabe o motivo da pane. Já na segunda instabilidade, no dia 17, os picos de incidentes ganharam intensidade "extrema" segundo o site Outage Report, especializado em monitorar serviços online.

Reveja, a seguir, as cinco dicas que mais deram o que falar sobre o mensageiro durante maio.

1. Função de fixar chat no Android

Uma das atualizações liberadas em maio no WhatsApp para celulares Android permite fixar as conversas mais importantes no topo da tela. É possível selecionar até três chats para aparecer em destaque, o que facilita na hora de procurar por um contato ou grupo que você sempre precisa falar, ma

... s que acaba ficando embaixo na lista ao longo do dia.

Após atualizar o app na Google Play Store, pressione em cima da conversa que quer fixar e, no menu superior da tela, clique no novo ícone de pino, ao lado esquerdo do item da lixeira. O WhatsApp vai exibir uma mensagem avisando sobre o chat selecionado. Caso queira desfazer a função basta repetir o mesmo procedimento.

Conversa fixada no WhatsApp (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

2. WhatsBubbles e as notificações em bolhas

O aplicativo WhatsBubbles também fez sucesso no mês de maio por personalizar as notificações do WhatsApp. De forma parecida com o Facebook Messenger, o app transforma as prévias das mensagens recebidas em bolhas que podem ficar em qualquer posição na lateral da tela, sem atrapalhar a visualização de um app aberto.

Após fazer o download do WhatsBubbles no Android e habilitar o app no smartphone, basta aguardar por uma nova mensagem para receber a bolha. Ao clicar no ícone, é possível expandir uma janela para resposta rápida, sem abrir de fato o aplicativo do WhatsApp.

Mensagens do WhatsApp com o WhatsBubble (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

3. Grupos de namoro e música no WhatsApp

O Zap Grupos, outro app gratuito para Android, também se destacou em maio ao ajudar a encontrar grupos do WhatsApp com interesses em comum, desde música e namoro até futebol, séries e humor. Disponível em português, o software separa os chats em categorias e ainda exibe a descrição de cada conversa.

Passo 1. Após baixar e criar uma conta no Zap Grupos, clique no menu lateral para exibir as categorias disponíveis. O app separa alguns chats entre os mais favoritados, populares e aleatórios.

Descubra grupos do WhatsApp com o Zap Grupos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para começar a receber as mensagens do grupo clique em "Entrar", abaixo da descrição do chat. O app irá te encaminhar para o WhatsApp, onde basta confirmar a ação em "Entrar no grupo".

Entre em novos grupos do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4. Problema de falta de espaço no Android

Ao fazer a integração do WhatsApp com o Google Drive o mensageiro passa a armazenar arquivos de mídia e backups no serviço de nuvem, ocupando um espaço que você também pode usar para guardar outros documentos. Assim, uma dica que ganhou destaque neste mês é a troca da conta do Google usada no app de mensagens.

Passo 1. No menu de configurações do WhatsApp, vá em "Conversas" e, na página que abrir, clique em "Backup de conversas".

Backup de conversas no WhatsApp pelo Google Drive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Desça a tela até a indicação de "Conta" e clique em "Adicionar conta". Você será encaminhado para a configuração do Google, onde poderá inserir um novo e-mail para armazenar o backup do mensageiro.

Adicione uma nova conta do Google Drive para fazer o backup do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5. Como usar a Siri para ler suas mensagens no WhatsApp para iPhone

Além dos chats fixos no Android, o WhatsApp recebeu em maio uma atualização para integrar ainda mais a Siri no mensageiro. Exclusiva para o iOS 10.3, versão mais atual do sistema móvel, é possível agora usar a assistente virtual da Apple para ler e responder suas mensagens no iPhone apenas com os comandos de voz.

Passo 1. Depois de atualizar o iOS e o WhatsApp no seu iPhone, vá em "Ajustes" > "Siri" > "Suporte do aplicativo" e ative o item "WhatsApp" na lista.

Ative o suporte da Siri ao WhatsApp no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Para começar a usar a assistente pressione o botão "Home" e fale "E aí, Siri", seguido de "Leia minhas mensagens no WhatsApp". Depois, basta acompanhar os comandos do software com "Sim" ou "Não" quando for perguntado se deseja responder o texto.

Use o comando "Leia minhas mensagens no WhatsApp" para usar a Siri com o mensageiro (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Dicas de WhatsApp: quais são as melhores funções escondidas do app? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo