O Google Talk, bate-papo do Gmail lançado em 2005, está com os dias contados. Após a chegada do Hangouts, em 2013, com recursos avançados como videochamadas e integração com o Google Drive, o chat começou a ser substituído no serviço de e-mail e agora será oficialmente encerrado no dia 26 de junho de 2017.

A mudança para quem ainda utiliza a ferramenta será automática na data marcada e ocorrerá tanto para quem ainda usa o antigo bate-papo no Gmail quanto para os usuários do aplicativo para Android, que também deve ser alterado para o Hangouts.

Google Talk será substituído pelo Hangouts em junho; Gmail ainda terá opção para layout antigo (Foto: Divulgação/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Quem mantém o GTalk, como o chat ficou conhecido, ativado no Gmail está recebendo desde abril a seguinte mensagem do Google sobre o encerramento do recurso: "O Google Talk será substituído pelo Hangouts em 26 de junho de 2017. Dica: se você gosta da aparência do Google Talk, conheça a configuração "lista de bate-papo densa" no Hangouts".

Lista de bate-papo densa

A opção indicada no alerta se refere a um ajuste de interface disponível no Hangouts do Gmail. Para acessar a configuração basta clicar na seta ao lado do seu nome no chat e deslizar a aba até o item "Usar lista de bate-papo densa", na categoria "Gerais".

Ao selecionar a função, a aparência da lista de contatos será automaticamente altera

... da para um layout mais próximo ao do antigo Google Talk, sem fotos dos amigos e apenas com os nomes dos usuários.

Ao lado esquerdo, o Hangouts no Gmail. No direito, a lista de bate-papo densa ativada e o layout referente ao GTalk (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Como fica o Hangouts?

Apesar da opção de configuração, a mudança para os fãs do GTalk no novo Hangouts é simples e nas abas individuais do bate-papo as funções serão sempre as mais atualizadas, com as ferramentas de videochamadas, conversas em grupo e compartilhamento dentro dos aplicativos do Google Drive.

Aplicativo para Android

App do Android também deve ser substituído pelo Hangouts; app tem funções avançadas de vídeos e grupos (Foto: Divulgação/Google)

Em 2013, quando o Google Talk começou a ser substituído pelo Hangouts, o antigo aplicativo de bate-papo tinha sido alterado na Play Store, portanto é provável que poucos usuários utilizem o app nos smartphones.

Entretanto, para quem ainda o tiver no celular, o uso será suspenso no dia 26 de junho. A única opção será instalar o Hangouts, que também vai receber atualizações nos próximos dias, incluindo o fim do suporte às mensagens de SMS.

O Hangouts veio para aposentar o WhatsApp? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo