Quando um usuário mais experiente tem acesso físico a um PC, ele pode fazer o que quiser. Nessa situação, uma simples senha de conta do Windows (ou Linux) não impede nada, pois é possível inicializar o computador a partir de outros dispositivos (como um pendrive ou um CD/DVD), fazendo umas poucas mudanças na BIOS/UEFI. Por isso, para deixar o PC mais seguro, esse tutorial irá mostrar como fazer para definir a senha da BIOS ou UEFI, fechando a possibilidade de qualquer modificação indevida.

Se você bloquear o acesso a BIOS do computador usando uma senha forte, mesmo que alguém tenha acesso físico a ele, não será possível alterar a prioridade da opção de inicialização, para poder iniciar o sistema a partir de dispositivos externos.

Aprenda como definir a senha da BIOS ou UEFI e deixar o PC mais seguro (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Para criar essa senha, primeiramente é preciso acessar a BIOS/UEFI. Para fazer isso em alguns computadores você só precisa ligá-lo ou reiniciá-lo, e quando o processo de inicialização começar, basta pressionar a tecla apropriada para abrir a tela da BIOS. Normalmente, as teclas são F2, Delete, Esc, F1 ou F10. Isso varia com base no modelo de uma placa-mãe (consulte o manual dela para saber qual usar).

Em alguns computadores mais recentes, é possível acessar a BIOS/UEFI a partir do Windows. Para isso, basta seguir as instruções desse tutorial:

Colocando uma senha na BIOS/UEFI do PC

Agora que você já está acessando a BIOS/UEFi,

... é hora de cadastrar uma senha para acessá-la, e impedir que um usuário mal intecionado faça alguma alteração na prioridade das opções de inicialização e cause algum dano ao seu PC.

Passo 1. Procure pela opção que lida com a segurança do PC. O nome pode variar, mas sempre terá a palavra 'Security'. Use as setas do teclado para navegar até a opção e tecle enter. Dentro dela, procure pela opção que permite criar a senha de administração e entre nela (geralmente, 'Adminitrator Password');

Acessando a opção de criação de senha da BIOS do PC (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Em seguida, digite a senha que será usada para acessar a BIOS;

Digitando a nova senha (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Digite a senha novamente, para confirmar a criação dela;

Redigitando a nova senha (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. No final, você verá uma confirmação de que a senha foi criada. Saia da BIOS e confirme as mudanças feitas, para que o PC seja reiniciado (isso também pode variar, dependendo da placa-mãe).

Confirmando a criação da senha (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Pronto! Na próxima inicialização, qualquer um que tentar entrar na BIOS/UEFI terá que entrar com a nova senha. Guarde bem essa informação e somente você terá acesso a essa área tão importante do PC.

Windows 10 com problemas no Explorador de Arquivos? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo