O Facebook é um dos aplicativos que mais consome os dados de Internet móvel, seja 3G ou 4G. Isso acontece devido ao grande volume de conteúdo carregado na rede social pelo celular. No entanto, algumas dicas rápidas podem ajudar a poupar Internet no smartphone e a não estourar o pacote da operadora. O próprio aplicativo oferece um “economizador de dados” que pode ser ativado nas configurações.

Além disso, algumas ações práticas, como desativar o carregamento de fotos e vídeos em HD (alta resolução) ou desligar a reprodução automática de mídias, limitando ao Wi-Fi, podem ajudar nessa missão. Se preferir, ainda existe o Facebook Lite, uma versão mais leve da rede social disponível para Android. Quer conhecer todos os truques? No tutorial a seguir, confira sete dicas para economizar Internet usando o Facebook.

Botão de foguete no Facebook gera dúvidas em usuários; saiba o que ele traz

Veja como economizar dados de internet móvel no Facebook pelo Android (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Desativar os vídeos e fotos em HD

Passo 1. Para começar a economizar seus dados, uma dica é não carregar mídias em HD, mantendo a qualidade padrão. Abra o aplicativo do Facebook no Android e toque no ícone de menu, indicado por três linhas. Depois, selecione o item “Configurações de aplicativos”.

Acesse o menu de configurações do Facebook no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora, desative as chaves ao lado de “Carregar fotos em HD” e “Carregar vídeos em HD”, mantendo na cor em cinza (desligado), em vez de azul (ligado).

Desative as fotos e vídeos em HD no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) Desligar a reprodução automática de vídeos em dados móveis

Passo 1. Você também pode personalizar a reprodução de vídeos para não consumir sua Internet móvel rodando automaticamente. Para isso, toque no ícone de menu no topo direito, indicado por “três linhas” e, depois, selecione “Configurações de aplicativos”.

Abra o menu de configurações do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Encontre o item “Reprodução Automática” e, nos ajustes, escolha para rodar as mídias automaticamente em “Apenas em conexões Wi-Fi” ou “Nunca reproduzir vídeos automaticamente”.

... W8PK8WhhJFBO2xX0L1nFZmk=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/04/13/f022.jpg" width="">Desligue a reprodução automática de vídeos no Facebook em redes móveis (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Desligar a reprodução em segundo plano

Passo 1. O aplicativo do Facebook permite restringir a reprodução de áudio em segundo plano, enquanto usa outros apps ou com a tela desligada. Para isso, clique no ícone de menu indicado por “três linhas” no topo do app e selecione “Configurações de aplicativos”.

Abra os ajustes do aplicativo do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Depois, encontre o item “Reprodução em segundo plano” e escolha entre as opções “Ativado com fones de ouvido” ou “Desativado”.

Desative a reprodução de áudio do Facebook em segundo plano (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Outra forma mais efetiva de economizar dados no Android é encerrar a reprodução do Facebook em segundo plano diretamente nos ajustes do celular. Para isso, encontre o item de “Configurar” e, depois, toque em “Aplicativos”.

Acesse as configurações de Facebook no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Encontre o item do “Facebook” e toque em “Uso de dados”. Depois, desligue a chave ao lado de “Dados em segundo plano” (deixando na cor cinza). Vale ficar atento porque pode ser necessário abrir o app da rede social para ver novas notificações, mas é uma forma prática de economizar seu 3G/4G.

Desligue os dados em segundo plano no Facebook pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Usar o “Economizador de dados”

Passo 1. O próprio app do Facebook tem um recurso para te ajudar a poupar Internet móvel. Para acessar, abra o aplicativo e toque no ícone de menu, indicado por “três linhas”. Depois, selecione “Economizador de Dados”. Ative a chave ao lado de “Economizador de Dados” e, se preferir, desative automaticamente em conexões Wi-Fi na segunda chave (mantendo em azul). A medida reduzirá, em média, 30% do consumo de dados móveis.

Use o economizador de dados do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5) Desativar os amigos nas imediações

Passo 1. O recurso "Amigos nas Imediações" é interessante para descobrir quais amigos fizeram check-in por perto. No entanto, por carregar as informações com frequência, pode consumir dados móveis em segundo plano e ainda drenar mais bateria. Para desligar, toque no ícone de menu com “três linhas”, no topo do aplicativo, e, depois, selecione “Amigos nas Imediações”.

Abra os amigos nas imediações do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora, toque no ícone de “configurações”, no topo direito, e desative a chave ao lado de “Amigos nas Imediações”, deixando em cinza. Confirme em “Desativar Amigos nas Imediações”.

Desligue o recurso de amigos nas imediações do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6) Encerrar o app no Android quando não estiver usando

Passo 1. O usuário pode encerrar a execução do aplicativo do Facebook quando não estiver usando, o que pode poupar dados e bateria. Para isso, clique em “Configurar” no seu Android e, depois, selecione “Aplicativos”.

Acesse as configurações de Facebook do Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Encontre o aplicativo do Facebook e confirme em “Forçar parada”. Depois, você pode abrir o app sempre que desejar para ver atualizações e encerrar novamente, quantas vezes preferir.

Encerre a execução do Facebook no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

7) Dica extra: usar o Facebook Lite

O Facebook Lite é uma versão mais leve da rede social disponível para celulares Android. O interessante é que ele oferece todos os principais recursos, em uma interface mais simples. Com isso, o carregamento é mais básico e há economia de internet e bateria no dia a dia. O login é o mesmo do Facebook e ele ocupa cerca de 1,3 MB do seu armazenamento. No topo, estão botões para o Feed de notícias, amigos adicionados, mensagens (que podem ser lidas sem o Messenger) e busca. Você pode descobrir como usar o Facebook Lite neste tutorial.

Use o Facebook Lite, versão mais leve do app para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


Como desativar as notificações que o facebook envia por e-mail? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo