O Waze anunciou nesta sexta-feira (31) uma ferramenta para evitar que motoristas descumpram a lei e levem multas: o Lembrete de Faróis. Disponível no aplicativo para celular com Android, a função alerta o usuário sempre que ele entra em uma estrada com iluminação obrigatória.

Segundo o serviço de mapeamento de trânsito, o Lembrete de Faróis e outros recursos que chegam ao aplicativo são atualizados graças à ajuda da rede de motoristas do próprio app, acompanhando eventuais mudanças na lei.

Waze Carpool: serviço de carona vai chegar ao Brasil mas 'não é Uber'

Waze lança Lembrete de Faróis para Android (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O lembrete será ativado por padrão, para todos os usuários do aplicativo, assim que o GPS identificar que está em uma via onde o farol ligado é obrigatório. Caso o motorista não queira ser notificado, é possível desligar o aviso em "Configurações" > "Alerta na rota". Ao desativar a ferramenta, o usuário deixa de ser alertado quando entrar em uma rodovia federal ou estadual.

De acordo com um levantamento do Departamento Nacional de

... Trânsito (Denatran), os faróis desligados em rodovias federais e estaduais estão entre a maioria das infrações registradas em 2016. O valor da multa é de R$ 130,16 e 4 pontos na carteira.

Como manter a pontuação do Waze ao trocar de celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo