O Windows 10 Creators Update é a próxima atualização gratuita do Windows com previsão de chegada para abril de 2017. O software que promete uma série de funções novas para o computador, conta com navegador Microsoft Edge mais poderoso e sistema mais seguro para o usuário. Al/em disso, o foco é também em ferramentas de criação de conteúdo — o que justifica o nome da atualização. Entre os softwares, está o Paint 3D para desenhos em três dimensões, além de novidades para games e realidade virtual.

Microsoft vai pagar até US$ 15 mil para quem encontrar bugs no Office

Assim como em versões passadas do Windows 10, a novidade não custará nada para baixar, mas exigirá alguns requisitos. Confira o que é preciso e como obter a nova versão do sistema operacional no seu aparelho.

Saiba como obter o Windows 10 para Criadores no seu PC (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Quem pode atualizar?

Estão aptos a atualizar para o Windows Creators todos os computadores rodando atualmente o Windows 10 versão da Build 1607. Essa é a chamada "Atualização de Aniversário", que foi liberada em 2016 e é imediatamente anterior à variante que deve chegar em abril.

O Windows 10 original, que foi lançado em julho de 2015 e atende pelo código 1507, não é suportado. O fim da linha para essa versão é em maio de 2017 — portanto, atualize o seu computador o quanto antes.

Se você ainda usa o primeiro Windows 10, é recomendado atualizar para a Build 1607 (Anniversary Update) para se tornar elegível ao novo Windows 10 (Creators Update). Para saber qual versão está instalada no PC, acesse as configurações do Windows e vá até o menu “Sistema”. Na opção “Sobre”, verifique a versão. É preciso sair da versão 1507 até 26 maio de 2017.

ATENÇÃO:

Usuários que rodam versões antigas como o Windows 7, Windows Vista e Windows XP não podem obter o Windows 10 Creators — ao menos não sem comprar uma licença e instalar no PC do zero.

O que há de novo?

No Microsoft Edge, o browser padrão do Windows, haverá melhor gerenciamento de guias e mais extensões para usar. Já o Windows Defender, o antivírus nativo da Microsoft, ganha mais recursos para evitar infecção e depender menos de programas de terceiros.

O sistema também vai trazer alguns recursos nativos de criação de objetos 3D, a exemplo do novo Paint, que permitirá transformar desenhos simples em formas complexas com alguns cliques – ou seja, sem precisar ser um profissional. E a integração com o pacote Microsoft Office permitirá usar essas figuras facilmente em apresentações do Microsoft PowerPoint, documentos do Microsoft Word ou planilhas do Microsoft Excel.

Para quem gosta de jogos, o destaque será o Game Mode, função que promete entregar o máximo de performance sem alterar o hardware. Dependendo da necessidade, a autonomia de bateria poderá ser colocada de lado em favor de mais desempenho em games, por exemplo.

Por fim, o novo Windows ainda vai trazer experiência melhorada com dispositivos de realidade virtual, pastas de apps no Menu Iniciar, pausa manual de atualizações e mais opções para restaurar seu computador antigo.

Como instalar o Windows 10 Creators Update

A atualização deverá chegar a partir de abril. Na medida em que a novidade for liberada para o usuário, o computador mostrará uma notificação pedindo para baixar o sistema operacional. Também é possí

... vel buscar o download manualmente. Veja como:

Passo 1. Abra o Menu Iniciar e clique no ícone de engrenagem para abrir as configurações do sistema;

Acesse as configurações do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Selecione a opção “Atualização e Segurança”;

Vá até os ajustes de atualização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique em “Windows Update” e verifique se há um alerta sobre a disponibilidade do Windows 10 para Criadores.

Verifique se o Windows Creators está disponível (Foto: Reprodução/Paulo Alves)









>>> Veja o artigo completo no TechTudo