Tetris é com certeza um dos jogos mais onipresentes de todos os tempos. O game foi lançado para praticamente todas as plataformas de videogame, de computador e de aparelhos móveis, mas também pode ser encontrado nos lugares mais inusitados.

Há quem diga que onde tem uma tela, alguém programou o clássico título russo de quebra-cabeça nele. Na lista a seguir mencionamos os lugares mais estranhos em que se pode encontrar nativamente o game de Alexey Pajitnov, até numa "plataforma" que não tem monitor: um prédio.

Painel do GAZelle Next

De acordo com o site Jalopnik, foi descoberto recentemente um "easter egg" que permite jogar Tetris no painel da van russa GAZelle Next. É necessário entrar com um "cheat code", que envolve usar setas, embreagem, acelerador e botão de reiniciar do odômetro.

Feito isso, aparece o jogo dentro da tela embutida no painel do carro. Para jogar, usa-se os botões do odômetro do visor de instrumentos. Só torcemos para que os russos não brinquem com o game enquanto estão dirigindo.

Osciloscópio HP 54600B e HP 54602B

Osciloscópio 54600B da HP esconde um jogo de Tetris (Foto: Reprodução/imgur)

Um osciloscópio é um aparelho que mede sinais elétricos e mostra um gráfico bidimensional com as coordenadas de tensão e tempo. Quem imaginaria que um instrumento tão sisudo – mais precisamente o 54600B e o 54602B da HP – abrigaria o divertido Tetris?

Para fazer aparecer o jogo é preciso pressionar a tecla Print/Utility e, depois, o segundo e terceiro botões da parte de baixo da tela. O game é jogado c

... om as teclas que ficam abaixo do monitor, que mostra os comandos de mover, girar e acelerar as peças, além das instruções de selecionar o nível de dificuldade e de sair.

Agenda eletrônica

Tetris foi lançado para um dicionário eletrônico lançado no Japão (Foto: Reprodução/Mbdb)

Antes de os smartphones tomarem de assalto nossas vidas, existia um produto chamado agenda eletrônica, que era um pequeno aparelho de bolso que guardava números de telefone, compromissos e anotações.

A produtora BPS, que lançou Tetris para NES no Japão, criou uma versão oficial do jogo para a agenda eletrônica PA-X1 da Sharp. O aparelho tinha duas telas: em uma aparecia a imagem do game em si, enquanto na outra ficavam os controles, no qual o jogador usava uma caneta para tocar na tela.

Prédio

Estudantes do jogam Tetris em um dos prédios do MIT (Foto: Reprodução/IHTFP)

Já imaginou jogar Tetris em um edifício? Foi o que aprontaram estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology) no prédio 54 do Instituto, em 2012. Eles fizeram com que as janelas se acendessem em diversas cores, de forma que imitassem os pixels de um monitor. É um dos maiores jogos de Tetris de todos os tempos.

Pokémon Mini

Em 2001, a Pokémon Company lançou um portátil chamado Pokémon Mini. É um aparelho que funciona com cartuchos e tem uma tela preta e branca, como o primeiro Game Boy. Na época, era o menor videogame que funcionava a base de "fitas" e todos os jogos tinham como tema os monstrinhos.

E não é que esse aparelhinho também tem o quebra-cabeça, aqui chamado de Pokémon Shock Tetris? Uma particularidade desse título é que, ao apagar quatro linhas ao mesmo tempo, ganhava-se um monstrinho Pokémon para coleção. Também era possível espelhar uma peça ao dar uma chacoalhadinha no minigame.

Calculadora HP 50g

Pelo jeito, a HP gosta de esconder Tetris em seus aparelhos. Outro gadget que traz o clássico título é a calculadora científica 50g. Para acioná-lo, deve-se digitar "MINEISBETTER" dentro da opção "Equation Writer". Feito isso, aparece a tela do jogo.

iPod

Bem antes de existir o iPhone, o tocador iPod já contava com o quebra-cabeça (Foto: Reprodução/Flickr)

Lembra quando o iPod era apenas um tocador de música? Anos antes da invenção do iPhone e da App Store, Tetris foi um dos raros aplicativos que era vendido pelo iTunes.

uTorrent

Programa uTorrent esconde um Tetris na tela de "sobre" (Foto: Reprodução/Akira Suzuki)

Que tal matar o tempo enquanto baixa uns torrents? O programa uTorrent tem um jogo de Tetris escondido. Para ativá-lo, basta ir na opção "Ajuda" e, depois, "Sobre uTorrent". Daí, pressione Ctrl + T para fazer aparecer o game.

Terminal dos Mac OS X

Tetris jogado na tela de Terminal de um Mac (Foto: Reprodução/MacEnthusiasts)

A tela de terminal dos Macs também conta com o quebra-cabeça em sua memória. Para fazê-lo aparecer, é preciso digitar "emacs" no terminal. Depois, deve-se pressionar X e Esc ao mesmo tempo. Por fim, escreva "tetris". Há outros clássicos escondidos no mesmo lugar, bastando digitar "snake" ou "pong".

Geladeira

Existem ímãs de geladeira com peças de Tetris (Foto: Reprodução/This is Why I'm Broke)

Às vezes, nem é preciso uma tela para se jogar Tetris, como comprovam esses ímãs de geladeira com as famosas pecinhas. Isso remonta às origens do game, já que o criador, Alexey Pajitnov, se inspirou num quebra-cabeça chamado pentaminó para programar Tetris.

Você ainda gosta de jogar Tetris? Comente no Fórum TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo