Qualquer rede de Wi-Fi p?blica coloca a privacidade do usu?rio em risco, pois deixa o seu computador vulner?vel a poss?veis ataques. Nesses casos, as VPNs criam uma conex?o segura, assegurando o tr?fego de dados. Por?m, de acordo com especialistas, nem mesmo as redes virtuais privadas podem proteger o tr?fego de pessoas mal-intencionadas conectadas na mesma rede. Entenda a pol?mica.

Como se conectar manualmente a uma VPN no Mac

Redes de Wi-Fi p?blicas s?o perigosas at? mesmo com VPNs; entenda o que ocorre (Foto: Divulga??o/Instabridge)

Em artigo no site Ars Technica, o engenheiro de software e consultor de seguran?a digital Larry Seltzer diz que as VPNs s?o realmente a melhor maneira de se proteger em redes p?blicas, mas h? uma falha crucial: elas n?o entram em a??o instantaneamente quando um usu?rio se conecta ao Wi-Fi, deixando seus dados expostos "por alguns segundos" quando a rede ? aberta.

O problema acontece na hora de fazer cadastro e login no Wi-Fi de caf?s e aeroportos, por exemplo, quando ? preciso usar a rede local antes de o computador se conectar de fato ? Internet. Nesse momento, o computador fica vulner?vel a poss?veis ataques e s? passa a ser protegido quando a VPN come?a a canalizar a comunica??o - sem falar em poss?veis quedas de conex?o.

Segundo o especialista, alguns segundos de exposi??o em redes p?blicas ? o suficiente para colocar logins, senhas e outros dados importantes em risco. ?Voc? usa um cliente de e-mail POP3 ou IMAP? Se eles atualizarem automaticamente, esse tr?fego est? aberto para qualquer um ver, incluindo suas credenciais de login. [Isso pode ocorrer com] mensageiros, que tamb?m podem tentar fazer login?, explica Seltzer.

Como proceder

Apesar do problema com as VPNs ser s?rio, h? uma solu??o que qualquer pessoa pode utilizar, embora requeira paci?ncia e alguma habilidade com o firewall do computador. Para se proteger, ? importante bloquear por padr?o todas as conex?es de entrada e sa?da em redes p?blicas e deixar livre apenas um navegador secund?rio usado s? para fazer login no cadastro de Wi-Fi.

Mesmo que seu computador acesse uma rede desconh

... ecida por alguns segundos, suas informa??es estar?o protegidas at? a entrada da VPN. Mas, lembre-se: ? essencial que o navegador permitido na rede p?blica seja usado s? para esse fim. Al?m disso, acesse, de prefer?ncia, em modo an?nimo.

Pode parecer trabalhoso, mas ? o pre?o que se paga para aproveitar o Wi-Fi gratuito de locais p?blicos sem comprometer seus dados pessoais.

Via Ars Technica

Qual ? o melhor antiv?rus gr?tis??Comente no F?rum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo