Adaptadores USB para desktops e notebooks existem aos montes, mas o adaptador de USB para HDMI ainda chama atenção de muita gente. Esses conversores realmente funcionam? Pensando nisso, reunimos alguns modelos disponíveis no país e contamos exatamente como funciona essa tecnologia e qual é a sua real serventia.

Qual a diferença entre versões HDMI 1.3, 1.4 e 2.0? Entenda a tecnologia

Alguns notebooks, em especial ultrabooks, vem deixando de lado suas entradas normais de HDMI e optando em trazer entradas HDMI mini. A ideia de um adaptador USB para HDMI é trazer de volta essas entradas comuns, podendo multiplicar as possibilidades de transmissão do seu notebook ou desktop para aparelhos como TVs, por exemplo.

Transforme a sua porta USB em uma entrada HDMI (Foto: Divulgação/Lenkeng)

Vale lembrar que esses adaptadores precisam de uma boa velocidade da sua porta USB, sendo aconselhável que sejam conectados em portas de USB 3.0, devido à velocidade de áudio e vídeo necessária para reprodução em alta definição. Além disso, esses adaptadores podem não trazer o mesmo resultado que uma conexão real de HDMI proporcionaria ao seu computador ou notebook.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Com isso em mente, conheça alguns modelos de adaptadores de USB para HDMI disponíveis no Brasil. Uma breve pesquisa pode mostrar o que parecem ser diversos modelos disponíveis oficialmente no país, mas todos são basicamente dois modelos diferentes, vendidos por diversos importadores. Caso prefira, existem empresas americanas e europeias que produzem esses aparelhos, mas não trazem suporte para o Brasil.

Lenkeng LKV325

O LKV325 é um dos adaptadores mais fáceis de se encontrar no país (Foto: Divulgação/Lenkeng)

O adaptador LKV325, da empresa chinesa Lenkeng, é um dos modelos mais comuns de se encontrar no mercado brasileiro, seja em grandes lojas ou através de importadores. O aparelho é de fácil uso, bastando conectá-lo ao computador para que seus drivers sejam instalados.

Compatível com Windows XP ou superiores, ou Macs, o LKV325 pode ser encontrado pelo preço médio de R$ 180.

Adaptador USB para HDMI Chip Sce

... 5">O adaptador vendido pela Chip Sce é de fácil uso (Foto: Divulgação/Chip Sce)

Lançado no Brasil pela Chip Sce, este adaptador segue o mesmo padrão do produto da Lenkeng. De fácil uso, basta conectá-lo ao seu computador para começar a usá-lo. A vantagem do aparelho é ter uma conexão para USB 3.0, o que já garante uma estabilidade maior para o envio de sinal entre computador e conexão HDMI.

O adaptador vendido pela Chip Sce pode ser encontrado em lojas do Brasil pelo preço médio de R$ 200.

Como usar dois monitores em duas saídas diferentes? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo