Os usu?rios do smartphones com Android que gostam de baixar apps e jogos piratas, os famosos ?APK+DATA?, est?o tendo uma pequena ?surpresa? no Android 5.0 Lollipop. Na nova vers?o do sistema, o Google realizou v?rias mudan?as na permiss?o de diret?rios e, com isso, a pr?tica de instalar jogos piratas est? impossibilitada.

Android KitKat x Lollipop: veja em imagens o que muda no sistema

Jogadores que tentarem instalar apps/jogos crackeados no Android ter?o uma pequena decep??o (Foto: Reprodu??o / Facebook)

A mudan?a ocorre principalmente no diret?rio ?Android/obb?, que agora n?o poder? mais ser alterado pelo smartphone. Al?m disso, a seguran?a do Android Lollipop est? barrando v?rios games crackeados. O sistema apenas informa que o aplicativo n?o foi instalado.

Na realidade, essas novas ?travas? contra pirataria j? estavam ativas desde a primeira vers?o do Lollipop, que saiu em Novembro de 2014 para aparelhos da linha Nexus. Por?m, somente depois que a nova vers?o do sistema foi lan?ada para dispositivos mais populares - como Motorola Moto G 2013/2014 -, alguns usu?rios, que instalaram apps e jogos crackeados, comentaram sobre o ?bug da pasta obb?.

Android Lollipop est? barrando instala??o de jogos pirata (Foto: Reprodu??o / Facebook)

Como foi dito, n?o h? nenhum bug. Na verdade, foi feita uma mudan?a na permiss?o do diret?rio ?Android/obb? para melhorar a seguran?a do sistema. Com isso, foi corrigida uma falha que permitia aos crackers instalar apps piratas.?

- Combate ? pirataria

O ?ndice de pirataria de apps e jogos no Android ? bastante alto. Al?m disso, essa n?o ? a primeira vez que o Google toma provid?ncias para barrar os ?pira

... teiros?. Entretanto, essa ? uma das poucas vezes em que o famoso site de buscas tomou uma a??o para impactar o ?ltimo elo da cadeia, o usu?rio final.

N?o custa lembrar que j? est?o dispon?veis no Brasil os cart?es de Vale-Presente (gift cards) da Google Play, que permitem comprar qualquer tipo de conte?do da loja. O usu?rio pode, inclusive, realizar compras dentro dos games.

Atualiza??o do android 5.0 no Moto G 2013? Opine no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo