Suporte é uma das posições que os jogadores de League of Legends (LoL) podem ocupar dentro do Summoners Rift. Nessa função, o gamer tem o objetivo de auxiliar sua equipe com itens ativos de proteção e utilizar wards para controlar a visão pelo mapa. O support é conhecido como o “guarda costas”, aquele que protege os demais. Vale lembrar que o LoL é disputado no formato 5v5, e que cada jogador tem funções específicas. Os players também podem escolher outras posições como, atirador, jungle, mid e top. Entenda, a seguir, as atribuições do suporte e veja pro players famosos nesta função.

Qual é a função do suporte?

Os suportes têm o objetivo de atender todas as necessidades de seu time. Além de proteger seu atirador, o sup precisa auxiliar no controle da jungle, colocando visão e objetivos, e atuar por diversas vezes como iniciador nas team fights para seu time.

Existem dois tipos de suportes. Os magos, como Lulu, Janna e Karma, garantem a sobrevida de seus companheiros com escudos, aumento de velocidade e regeneração de vida. Já os tanques, como Alistar, Braum, Shen, utilizam seu próprio corpo como escudo e possuem habilidades de controle de grupo para ajudar seu time a conseguir os abates durante as lutas.

Principais campeões usados como suporte

Atualmente os personagens que possuem habilidades de controle de grupo para engage ou disengage têm sido mais escolhidos como suporte. Segundo as estatísticas do CBLoL 2018, os campeões mais utilizados por pro players nesta posição foram Braum, Alistar, Tahm Kench, Rakan e Shen. O primeiro se destaca com 76 picks, enquanto o segundo foi escolhido 58 vezes. O mais recente campeão lançado no jogo, Pyke, ganhou força na fase final da competição e tem nove escolhas, sendo sete delas nas fases mais decisivas da segunda etapa da competição.

Principais atletas que jogam como suporte

Entre os atletas famosos por atuarem como suporte no cenário competitivo brasileiro, destacam-se:

  • Marcelo " Riyev " Carrara: atual bicampeão do CBLoL, o suporte da KaBuM! tem Braum como a principal escolha em sua carreira.
  • Eidi " esA " Yanagimachi: iniciou a carreira como atirador, mas mudou de função em 2017. Atualmente defende o Flamengo, ao lado de Felipe “brTT” Gonçalves, com o qual foi vice-campeão brasileiro. Alistar é seu principal personagem como suporte.
  • Luan " Jockster " Cardoso: um dos mais experientes na posição, Jockster, ficou conhecido por um estilo agressivo e inovador. Apesar de ter Thresh como principal campeão, o jogador da Vivo Keyd fez excelentes partidas com Pyke e inovou trazendo Shen para a rota inferior.
  • Caio " Loop " Almeida: presente no cenário competitivo nacional deste de 2015, Loop, não teve um bom desempenho no CBLoL 2018. O jogador defendeu a PaiN Gaming no primeiro split e a RED Canids na etapa seguinte, sendo rebaixado com as duas equipes. Alistar e Shen foram os campeões mais escolhidos pelo player.
  • Hugo &
... ;quot; Dioud " Padioleau: o francês mais brasileiro do esports defendeu as cores verde e amarela no Mundial de LoL em 2015. Depois de passar pela Red Canids, o suporte voltou para a paiN, e atualmente disputa o Circuito Desafiante tentando voltar para a elite do esporte eletrônico do país. Dioud é conhecido por fazer jogadas impossíveis com seu Thresh, que é o principal campeão de sua carreira.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo