O Google Pixel é o primeiro smartphone feito totalmente pelo Google, ainda sem previsão para desembarcar oficialmente no Brasil. Embora tenha hardware potente, seu trunfo está no software, que traz recursos exclusivos, ausentes mesmo no Android 7.0 Nougat puro. No entanto, é possível simular algumas dessas funções em praticamente qualquer celular, graças ao Nova Launcher.

Fim do Nexus: conheça a história da linha de celulares do Google

O Nova Launcher é um dos principais aplicativos de tela inicial para Android  . A launcher se destaca pelo bom desempenho e, principalmente, pela quantidade enorme de opções de personalização. Há pelo menos três dessas ferramentas que podem transformar completamente o visual do seu smartphone, deixando-o parecido com o Google Pixel. Confira as dicas.

Google Pixel (Foto: Divulgação/Google)

Barra de buscas

Ative a nova barra de pesquisa do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A nova barra de buscas fixa do Android substitui o velho campo retangular por um ícone à esquerda, ao lado da data. Para ativar o novo visual no Nova Launcher, basta ir até o menu “Área de trabalho” nas configurações e selecionar a opção Estilo da barra de pesquisa“.

O campo de buscas do Pixel é uma das opções de estilo disponíveis no Nova. Basta tocar no marcador ao lado para vê-la na tela inicial.

Gaveta de aplicativos

Ative o deslize para abrir a lista de apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O menu de aplicativos do Google Pixel não é acessado por um botão, mas por meio de um gesto na tela inicial. No Nova Launcher, é possível ativar exatamente o mesmo recurso no menu “Apps e Widgets do drawer”.

Para visualizar todos os apps por meio de um deslize na tela inicial, é preciso ligar a chave ao lado de “Deslizar para abrir”.

Atalhos na tela inicial

Acesse atalhos nos ícones (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Os atalhos na tela inicial não são exatamente exclusividade do Google Pixel, pois fazem parte da lista de recursos do Android 7.1 original. No entanto, como pouquíssimos smartphones usam essa versão, o Nova segue como alternativa para acessar funções rápidas de apps por meio dos ícones.

... s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/12/26/veja-como-deixar-seu-android-com-cara-de-pixel.png" width="695">Veja como deixar seu Android com cara de Pixel (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Nova Launcher 5.0 traz esse recurso ativado por padrão. Ao tocar um ícone da tela inicial, apps mostrarão atalhos como “Pesquisa” e “Inscrições” (YouTube), ou “Novo tweet” no app do Twitter. Poucos programas já oferecem suporte a esse recurso, a maioria desenvolvida pelo próprio Google.

Se eu comprar um Google Pixel nos EUA, funciona no Brasil? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo