A Consumer Eletronics Show 2017 (CES 2017) só começa no próximo dia 5 de janeiro, mas as expectativas já estão bastante altas. A feira anual de tecnologia realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, costuma trazer diversos lançamentos de smartphones, Smart TVs, eletrodomésticos e Internet das coisas (IoT). O TechTudo já garantiu presença nas maiores conferências e se você quiser ficar por dentro de tudo o que vem por aí, confira a lista com as principais novidades que as grandes fabricantes prometem mostrar no evento.

CES 2016: relembre todos os lançamentos e veja quais emplacaram

CES 2017 começa dia 5 de janeiro (Foto: Divulgação/CES)

Smartphones

Embora não seja um evento focado em celulares, a CES costuma trazer boas surpresas além dos eletrônicos. A Samsung, por exemplo, deve lançar a versão 2017 da sua linha Galaxy A. De acordo com rumores, os aparelhos devem chegar com um visual similar ao do Galaxy S7, ficha técnica poderosa e resistência à água, porém com preços mais baixos que o do top de linha.

Segundo os vazamentos, o Galaxy A7 (2017) virá com tela de 5,7 ou 5,5 polegadas Full HD, câmeras frontais e traseiras de 16 megapixels, processador Exynos 7870, 3 GB de RAM e 32 GB internos. 

O Galaxy A5 terá 5,2 polegadas Full HD, 16 GB internos e repetirá as câmeras, memória RAM e chip do A7. Já o Galaxy A3 também deve chegar com um Exynos 7870, porém com apenas 2 GB de RAM.

Galaxy A7 e A5 devem ganhar sucessores na CES 2017 (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Outra fabricante que pode trazer novidades é a LG. A empresa deve demonstrar os recém-anunciados LG K10 (2017), LG K8, LG K4 e LG K3, todos intermediários. Outro que deve aparecer é o Stylus 3, que conta com uma pequena canetinha stylus.

Por fim, há a possibilidade que a empresa adiante o lançamento do LG G6, que deve ter especificações de ponta, continuar com câmera dupla e abandonar o design modular. No entanto, é mais provável que isso ocorra no Mobile World Congress de 2017 (MWC).

A Sony pode apresentar um sucessor para o Xperia X, com tela de 5,5 polegadas 4K (2160p) e 4 GB de RAM. Já outras novidades podem vir da BlackBerry, Huawei, Xiaomi e As

... us, que têm presença confirmada no evento e costumam guardar algum lançamento na manga.

Smart TVs

A CES costuma ser o grande palco anual para o lançamento de novos televisores inteligentes e com telas enormes. Neste ano, as Smart TVs e aparelhos com resolução 4K devem dominar, sendo possível a aparição de modelos domésticos com resolução 8K. Outra tendência deve ser a tecnologia High Dynamic Range (HDR), que melhora as cores e contraste de imagens e que vem sendo utilizada em consoles como o Xbox One S e serviços de streaming.

TV devem ser grande destaques da LG, Sony, Samsung e outras fabricantes (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

A LG pode surpreender com a sua Wallpaper OLED TV. Segundo rumores, o aparelho deve ter tela flexível e com apenas 1 milímetro de espessura, podendo ser fixado à parede através de um imã. Além disso, documentos vazados indicam que a empresa pode anunciar diferentes modelos de 55, 65 e 77 polegadas.

Os fãs da Sony podem esperar por novas TVs OLED e com Android TV, enquanto a Samsung já confirmou o lançamento de serviços personalizados “Sports” (Esportes), “Music” (Música) e “TV Plus” em suas Smart TVs.

Por fim, quem não quiser trocar de TV pode aguardar novas setup-box da NVIDIA e outras fabricantes com Android TV.

Carros inteligentes

A CES tem ganhado notoriedade no mundo automotivo e em 2017 mais novidades devem chegar. A expectativa é que as montadoras anunciem novos modelos de carros conectados e equipados com a plataforma CarPlay, da Apple, ou Android Auto, do Google. Além disso, é possível ver avanços focados em computadores de bordo, especialmente vindos da Nvidia.

Faraday Future deve marcar presença na CES 2017 com carro elétrico (Foto: Reprodução/ABC News)

Outro produto que pode ser tendência na CES 2017 são os carros elétricos, seja com o lançamento de novos veículos ou apresentação de conceitos. Além disso, aguarde também a demonstração de novidades nos campos de Inteligência Artificial e self-driving cars, ou seja, carros autônomos.

Algumas montadoras que já tem presença confirmada na CES 2017 são BMW, Faraday Future, Nissan, Toyota e Volkswagen. Fique ligado também em possíveis novidades da Mercedes-Benz, Ford, Volvo, Chevrolet e Kia, que marcaram presença no último ano e podem fazer anúncios.

Smartwatches e dispositivos vestíveis (wearables)

Os relógios inteligentes têm recebido pouca atenção recentemente, dado o desinteresse do grande público. Por conta disso, é possível que as grandes fabricantes não tragam novos produtos, com alguma possibilidade de anúncios e renovações de aparelhos apenas da LG e da Huawei. No entanto, é possível que marcas menos conhecidas roubem a cena na categoria com pulseiras fitness e outras novidades focadas na prática de exercícios físicos e saúde.

Fones de ouvido e caixas de som

Quem gosta de ficar por dentro das últimas tendências de áudio não perde por esperar a CES. Com o abandono da entrada de 3,5 mm pela Apple e outras fabricantes, é bastante provável que a feira trará uma explosão de fones de ouvido sem fio para preencher essa lacuna. Além disso, aguarde também novas caixas de som Bluetooth potentes e com design arrojado.

LG deve demonstrar caixa de som flutuante na CES 2017 (Foto: Divulgação/LG)

A LG, por exemplo, já começou a revelar algumas de suas novidades. A primeira delas é o Tone Studio, uma espécie alto falante portátil para ser usado no pescoço do usuário, trazendo a promessa de melhor som ambiente e áudio de alta definição. Além disso, a empresa deve mostrar uma caixa de som voadora PJ9 com saídas em 360 graus e resistência a água.

Computadores

A CES pode trazer novidades nos segmentos de notebooks, computadores de mesa (desktops) e híbridos. Com o bom recebimento do Surface Studio , da Microsoft, é possível que outras fabricantes foquem em computadores tudo-em-um (All-in-One) para aproveitar as novidades do Windows 10 Creators Update. Espere novidades de empresas como a HP e Dell.

Outras categorias

Após um grande ano nos ramos de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), é possível esperar novos produtos na CES 2017. Algumas grandes fabricantes que devem marcar a presença são a HTC, com o HTC Vive , e Samsung, com o Gear VR . No entanto, é possível que vejamos novos lançamentos de pequenas e grandes empresas compatíveis com o Google Daydream e Windows 10 VR.

Quais são as maiores tendências da CES 2017? Comente no Fórum do TechTudo.

Outros produtos que devem marcar presença nos estandes da feira são os drones. Aguarde novidades com melhores autonomia de bateria, maior alcance de voo e em diferentes faixas de preço. Além disso, é possível que vejamos também conceitos e lançamentos de robôs, sejam eles mais amigáveis ou educativos.

Voltado tanto para o uso doméstico ou profissional, a LG deve demonstrar o recém anunciado ProBeam HF80J. Trata-se de um projetor inteligente equipado com o sistema webOS, o mesmo usado nas TVs da marca. O aparelho tem projeção de 2000 lumens para ser utilizado até mesmo em ambientes mais claros e pode se conectar a caixas de som Bluetooth.

LG ProBeam é um projetor inteligente equipado com webOS (Foto: Divulgação/LG)

Produtos para casas conectadas também devem marcar forte presença na feira. É possível que vejamos novos alto falantes e eletrônicos equipados com assistentes pessoais como a Amazon Alexa, Google Assistente e Cortana.

Além disso, a CES 2017 deve trazer novas lavadoras e geladeiras inteligentes, câmeras de segurança, fechaduras, termômetros e diversas outras categorias de Internet das Coisas (IoT).

Por fim, aguarde sempre por surpresas e até mesmo bizarrices. A CES 2017 acontecerá oficialmente entre os dias 5 e 8 de janeiro, mas os primeiros lançamentos começam dias antes no chamado pré-evento. O TechTudo estará cobrindo a feira e trará todas as novidades em primeira mão.

Via SamMobile, Techradar, CnetTechnoBuffalo, Telegraph, Mashable e TechCrunch


>>> Veja o artigo completo no TechTudo