Pokémon Sun/Moon são os novos jogos dos monstrinhos da Nintendo. Lançados exclusivamente para o 3DS, os títulos inauguram a sétima geração da franquia. Entre novidades como criaturas, combate aprimorado e Trials no lugar de ginásios, a Pokédex se destaca e ajuda os treinadores a não se perderem na região de Alola. Confira dicas para usar a sua Pokédex:

Veja a análise de Pokémon Sun e Moon

Funções básicas

Nas versões Sun e Moon, a Pokédex do treinador é única, pois é habitada pelo Pokémon elétrico fantasmagórico Rotom. Ao longo de toda a campanha, o monstrinho aparece na tela de toque dando dicas sobre os próximos objetivos e pontos de interesse, e até mesmo soltando piadinhas ocasionais.

Pokémon Sun e Moon: A nova Pokédex é habitada pelo Pokémon Rotom (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Normalmente a tela inferior exibe um mapa com todas as rotas, caminhos e ilhas, mas é possível acessar outras funções da Pokédex apertando o botão X, que abre o menu de funções secundárias, conforme as fotos abaixo:

Pokémon Sun e Moon: veja as novas funções da Pokédex (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Seu uso mais comum é o botão Save, já que é preciso realizar manualmente o registro de seu progresso pelo jogo, mas há outras 11 funcionalidades dignas de atenção. Veja como elas podem ajudá-lo em sua jornada:

Pokémon Sun e Moon: veja as novas funções da Pokédex (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Gerenciamento de equipe

Como de praxe na franquia, seu treinador pode carregar um limite de até seis Pokémon ao mesmo tempo. Qualquer monstrinho capturado depois disso deve ser enviado a um Box ou substituído imediatamente por algum membro da sua party.

Ao clicar na aba “Pokémon” da Pokédex, é possível alterar a disposição de seu time, o que é muito importante, já que o primeiro personagem saudável da lista será o primeiro a aparecer nos combates. A contagem é feita da esquerda para a direita, de cima para baixo.

Pokémon Sun e Moon: Um time é formado por até seis monstrinhos (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Temos que pegar!

A função mais básica da Pokédex continua sendo o centro das atenções em Pokémon Sun e Moon: a meta é catalogar todos os monstrinhos que existem, um desafio extraordinário que está ainda mais complicado nos novos jogos, já que a região de Alola é subdividida em quatro ilhas distintas, cada uma com seus próprios habitantes.

Pokémon Sun e Moon: Alola tem a maior Pokédex da série (Foto: R
... eprodução/Thomas Schulze)

Itens são úteis

Os melhores amigos de um treinador ficam depositados na aba “Bag”. É lá que você pode usar suas poções, medicamentos para recuperação de status e power ups. Além disso, todas as suas Poké Balls são guardadas na bag, dividindo espaço com TMs, os itens que ensinam novos golpes aos Pokémon.

Na aba da extrema direita da Bag ficam guardados os cristais de Z-Moves, grande novidade de Sun e Moon. Quando um Pokémon recebe um cristal compatível com seu tipo, ele se torna apto a aplicar os golpes mais poderosos do game durante as lutas.

Pokémon Sun e Moon: Administre bem os seus itens (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Carimbando o passaporte

Em vez de insígnias de treinador, as conquistas da região de Alola são registradas em um passaporte. Ao superar os desafios propostos pelos rivais, uma página dele é carimbada. O objetivo é preencher todas as folhas.

Pokémon Sun e Moon: o objetivo dos games é completar o passaporte (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Poké Pelago

Este campo só é liberado após progredir o suficiente na campanha, ganhando acesso ao transporte rápido via Charizard. Graças ao poder de voo do Pokémon, todos os monstrinhos que estiverem guardados em um box podem descansar em uma ilha tropical.

Pokémon Sun e Moon: use o Poké Pelago para somar Beans rapidamente (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Vale a pena explorar os minigames do Poké Pelago, já que eles são a forma mais rápida de conquistar Beans, o alimento utilizado para mimar seus Pokémon na aba Refresh. Visite o local ao menos uma vez por dia e balance as árvores para colher o máximo de itens. Quanto mais Pokémon você juntar, melhor será o resultado.

Salão de beleza

Refresh é a evolução do Pokémon-Amie, recurso apresentado nas versões X e Y. Enquanto o seu monstrinho aparece na tela de toque, é possível fazer carinho e alimentá-lo, o que ajuda a acelerar o vínculo entre treinador e criatura. Na nova versão, é possível até escovar o pelo dos bichinhos e usar um secador.

Pokémon Sun e Moon: fique amigo do seu monstrinho usando o Refresh (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Batalhas e trocas

A opção mais rica da nova Pokédex concentra todas as funções online do game em um só lugar. O Festival Plaza é uma espécie de hub onde treinadores do mundo inteiro podem se encontrar para fazer trocas e organizar suas batalhas.

Entre partidas com amigos e desconhecidos, também há espaço para os treinadores solitários, já que diversas barracas espalhadas pelo Plaza permitem trocar os seus pontos por itens valiosos, incentivando a exploração.

Pokémon Sun e Moon: encontre seus amigos no Festival Plaza (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Modernidade

Quem tem um amigo mais próximo pode preferir a opção Quick Link da Pokédex, pois basta dois treinadores a utilizarem ao mesmo tempo para que a conexão mais prática e veloz do game tenha início.

Outra mão na roda é a opção QR Scanner. Como o próprio nome indica, sua função se resume a utilizar a câmera traseira do console para escanear rapidamente os códigos gerados tanto pela Nintendo quanto por outros treinadores, o que rende bônus diversos.

Pokémon Sun e Moon: os jogos têm suporte a códigos QR (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Vale a pena ver de novo

A aba Battle Video permite que o treinador assista novamente os combates registrados. Essa é uma ótima forma de estudar os próprios erros e se preparar para o intenso cenário competitivo de Pokémon Sun e Moon.

Por fim, em Options o treinador pode calibrar a experiência e deixá-la de acordo com o seu gosto, personalizando desde a velocidade do texto nas conversas, passando pelas animações dos golpes em batalhas, ou desligando os novos recursos e deixando a experiência mais nostálgica e próxima dos jogos clássicos.

Pokémon Sun e Moon: use Options para calibrar a jogabilidade (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)
Pokémon Sun e Moon valem a compra de um New 3DS XL? Comente no fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo