O aplicativo do Gmail está disponível para celular com Android ou iPhone (iOS) e, para facilitar o envio e recebimento de e-mails, existem alguns atalhos que auxiliam na organização das mensagens. As dicas ajudam na hora de excluir, marcar e até arquivar um e-mail.

Além disso, uma atualização recente do app para iPhone deixou o visual e as funções mais parecidas com a versão para Android e, agora, ambos possuem os mesmo atalhos. Confira dicas que vão facilitar na hora de gerenciar seus e-mails por meio do aplicativo para smartphone.

Perdeu a senha do Gmail? Saiba fazer login usando códigos alternativos

Veja dicas para organizar o Gmail no Android e iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

1) Deslize para excluir/arquivar

Para facilitar na hora da limpeza dos e-mails, agora basta arrastar o e-mail para qualquer lado para excluir ou arquivar a mensagem. A escolha entre excluir ou arquivar é feita nas preferências do próprio aplicativo. Para isso, vá em configurações e depois em “Ao remover as mensagens, eu prefiro”.

Se você optar por excluir, a mensagem será enviada diretamente para a lixeira. Se arquivar, o e-mail será mantido, mas ficará oculto na “caixa de entrada”, sendo necessário abrir o marcador “Todos os e-mails” para visualizá-lo ou receber uma resposta para que ele volte para a caixa de entrada. 

Ao arrastar pro lado a mensagem é excluída ou arquivada no Gmail (Foto: Reprodução/Karen Malek)

2)  Marcadores

Os marcadores funcionam como pastas, onde os e-mails são agrupados por assuntos e categorias. Ao abrir as opções na mensagem no canto superior direito, basta escolher a opção “Alterar Marcadores” para escolher quais deseja atribuir à mensagem. Os marcadores são personalizáveis, ou seja, é possível criar com o nome que quiser e determinar mais de um para a mesma mensagem.

Uma mensagem pode estar simultaneamente em mais de um marcador do Gmail (Foto: Reprodução/Karen Malek)

3) Cancelar envio de mensagem

Antes disponível somente no computador, agora no app também é possível cancelar o envio de um e-mail. Após clicar em enviar, você tem alguns segundos para mudar de ideia. Basta apertar a opção “Desfazer” na notificação de e-mail enviado.

O Gmail permite desfazer o envio de e-mails (Foto: Reprodução/Karen Malek)
...

4) Marcar com estrela

Caso queira marcar um e-mail importante para ler depois e não deseja que se perca no meio de tantos outros, basta apertar a estrelinha do lado da mensagem. O ícone de estrela ficará amarelo, sinal que a mensagem agora está também sendo exibida na pasta “Com estrela”.

As mensagens marcadas ficam guardadas na pasta "Com estrela (Foto: Reprodução/Karen Malek)
Como encaminhar vários e-mails no Gmail? Descubra no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo