O Lenovo Phab 2 Pro é o "primeiro telefone habilitado para o Google Tango". Anunciado nesta quinta-feira (9), nos Estados Unidos, o smartphone conta com quatro câmeras. O poderoso conjunto para imagem tem por objetivo aproveitar a realidade aumentada (AR, na sigla em inglês).

Vibe K5 ou Vibe A7010: conheça as diferenças dos celulares Lenovo

As especificações do Phab 2 Pro incluem uma tela IPS de 6,4 polegadas, com resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels). A bateria de 4.050 mAh permite usar o telefone - cujo tamanho já se aproxima de um tablet - por 15 horas contínuas, de acordo com a Lenovo. O aparelho será vendido nas cores dourado ou cinza. Ele tem preço sugerido de US$ 499, o que dá por volta de R$ 1.690 pelo câmbio de hoje, sem impostos.

Lenovo Phab 2 Pro é o primeiro celular do mundo com Tango (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)



Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Para completar a ficha técnica, o modelo tem memória RAM de 4 GB, armazenamento de 64 GB, processador Snapdragon 652 - construído para funcionar com o Google Tango - e roda Android Marshmallow. O telefone tem ainda leitor de impressões digitais.

O que é Google Tango

O Google Tango é uma plataforma de realidade aumentada que usa a inteligência do Android para compreender o espaço físico ao redor do usuário com alta fidelidade. Com os sensores embutidos no Phab 2 Pro, o smartphone consegue mapear o espaço físico onde o dono do aparelho está: ele detecta, piso, teto paredes e objetos.

Google Tango: plataforma de realidade aumentada chega com Phab 2 Pro (Foto: Divulgação/Lenovo)

O mapeamento permite ao telefone habilitar a realidade aumentada, que, em termos simples, significa usar a câmera para mostrar o que está naquele ambiente, mas ao mesmo tempo, incluir objetos em 3D. A experiência tende a ser mais imersiva. Afinal, a criação de animações e cenários, por exemplo, pode ficar mais realista, principalmente quanto às distâncias, tamanhos e formatos. Além disso, serviços de localização geográfica, como Google Maps e Google Street View, poderiam ficar mais eficazes com o uso da plataforma.

Tanto em games quanto em mapas 3D, o Google Tango precisa usar os sensores das câmeras e de movimento do Phab 2 Pro. Antes chamada de Project Tango, a tecnologia permite aos desenvolvedores criar no mundo virtual desde objetos pequenos até coisas complexas, como sistemas solares. Esses itens aparece na tela do telefone, junto com as imagens do mundo real.

Câmeras e áudio

Phab 2 Pro: smartphone da Lenovo tem suporte a realidade aumentada (Foto: Reprodução/Lenovo)

O Phab 2 Pro tem duas câmeras com sensor de profundidade. Além disso, o Phab 2 Pro tem câmera frontal de 8 MP e câmera traseira de 16 megapixels. Para melhorar a experiência sensorial com o telefone, a Lenovo invest

... iu no som com tecnologia Dolby Atmos e Dolby 5.1 Audio Capture.

O Lenovo Phab 2 Pro foi apresentado no Lenovo TechWorld, evento da fabricante para jornalistas e parceiros comerciais nos Estados Unidos. Ele chega ao Brasil em setembro deste ano. O preço não foi informado pela Lenovo/Motorola.

Além do modelo Pro, a fabricante apresentou o Lenovo Phab 2, que não possui os sensores e câmeras de realidade aumentada.

Colaborou Caio Bersot

*O jornalista viajou a convite da Lenovo

O que achou da compra da Motorola pela Lenovo? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo