O Google liberou o código fonte e exemplos de oito ferramentas que envolvem inteligência artificial e redes neurais. Os experimentos estão em uma nova página da gigante de buscas AI Experiments (aiexperiments.withgoogle.com), cujo objetivo é mostrar o que a tecnologia já é capaz de fazer e incentivar os usuários a entender, desenvolver e compartilhar suas próprias aplicações. Com a iniciativa, a desenvolvedora espera tornar o recurso mais popular e atrair novos criadores.

Google anuncia Fact Check; recurso checa se notícia é verdadeira ou falsa

Página do Google possui amostras de usos para inteligência artificial (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Cada experimento está relacionado a um uso específico da inteligência artificial. O “Quick, Draw”, por exemplo, é capaz de reconhecer objetos desenhados com poucas linhas, enquanto o “What Neural Networks See” mostra como o sistema interpreta os dados obtidos por meio de vídeos ou fotos. Estes recursos já são usados na busca do Google Fotos, por exemplo e seguem fazendo parte de pesquisas.

As outras funções aproveitam a capacidade da tecnologia para transformar um tipo de sinal em outro. O “Giorno Cam” é capaz de criar uma música a partir de uma foto, enquanto o “A.I. Duet” pode acompanhar o usuário e compor música com em parceria – aprendendo a forma como a pessoa toca.

O que é o Painel de Controle do Google? Comente no Fórum do TechTudo

Os outros experimentos são o “Bird Sound”, que agrupa cantos de pássaros de acordo com sua similaridade; o “Infinite Drum Machine”, que faz o mesmo com qualquer tipo de áudio e o “Thing Translator”, que identifica objetos em uma imagem e pode traduzi-lo para vários idiomas. O último teste é o “Visualizing High-Dimensional Space”, uma ferramenta

... que mostra uma visualização tridimensional de como as redes neurais atuam para conectar termos e formar categorias.

Todos os experimentos são acompanhados de vídeos de seus criadores que explicam como a tecnologia funciona, além da opção de baixar o código fonte para que usuários possam fazer suas próprias alterações e, com o tempo, criar novas formas de usar a inteligência artificial. O site também permite que programadores enviem seus próprios códigos para serem exibidos na página.

Via Google Experiments


>>> Veja o artigo completo no TechTudo