O WhatsApp está testando o recurso de mensagens temporárias com validade de 24 horas, segundo informação do portal WABetaInfo, site especializado no mensageiro. A função, que foi inicialmente lançada para os usuários enviarem e receberem mensagens que desaparecem depois de sete dias, facilita a liberação de memória do celular e pode ser ativada em conversas individuais ou em grupo. Como o recurso pode causar dúvidas nos usuários, o TechTudo preparou uma lista com cinco coisas que você deve saber sobre as mensagens temporárias do WhatsApp.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona o prazo das mensagens temporárias?

As mensagens temporárias são autodestruídas em um prazo de sete dias após o envio. Para o conteúdo enviado e recebido desaparecer de forma automática, é preciso ativar o recurso manualmente em cada chat, inclusive em grupos. As conversas realizadas antes da ativação da função não são deletadas e permanecem no aplicativo.

Mesmo se o usuário não abrir as conversas durante o período de sete dias, as mensagens temporárias desaparecem. No entanto, caso o WhatsApp não seja acessado nesse intervalo de tempo, a pré-visualização da mensagem pode ser exibida nas notificações até o usuário abrir o mensageiro.

Vale ressaltar que o WhatsApp está testando a função com prazo de 24 horas para exclusão das mensagens, dessa forma, os usuários podem ter no futuro a opção de definir o tempo desejado. O WABetaInfo flagrou, antes mesmo do lançamento oficial, a possibilidade de alterar a validade do conteúdo, mas o recurso não foi disponibilizado para o usuário da versão estável.

Quem pode ativar as mensagens temporárias?

As mensagens temporárias do WhatsApp podem ser ativadas ou desativadas por ambos usuários de uma conversa individual. Por outro lado, nos grupos apenas os administradores têm poder para habilitar a função.

Para usar o recurso, basta abrir uma conversa no mensageiro e depois tocar no nome do contato. Em seguida, role a tela para baixo até encontrar a opção "Mensagens Temporárias" e toque em “Ativadas” para acioná-las. É preciso repetir o procedimento em todas as conversas que deseja ativar a função.

O que acontece com as mídias enviadas?

Com o recurso de mensagens temporárias ativado, os arquivos de mídia enviados e recebidos em uma conversa individual ou em grupo desaparecem no mesmo prazo que as mensagens de texto. Por outro lado, usuários que possuem a função de download automático ativada no WhatsApp terão as mídias salvas no celular mesmo que o conteúdo seja deletado de forma automática. Isso porque, uma vez que imagens, vídeos e outros arquivos estão salvos no dispositivo, o recurso não consegue removê-los do celular.

É possível desativar o download automático para o seu celular no aplicativo. Para isso, no chat, toque nos três pontos verticais no canto superior direito da tela. Em seguida, vá em "Configurações" e depois em "Armazenamento e dados".

Como as mensagens temporárias podem ser expostas?

Algumas ações podem expor as mensagens temporárias além do prazo de sete dias. Por exemplo, quando elas são encaminhadas para um contato ou um grupo em que o recurso está desativado, o conteúdo não desaparece do WhatsApp de quem recebeu. Também é possível que as mensagens temporárias não sejam destruídas caso o usuário faça um backup antes do prazo estipulado para a conversa desaparecer.

Responder diretamente uma mensagem temporária na conversa também permite que o conteúdo enviado seja exibido mesmo após o período de sete d

... ias. O WhatsApp sugere que as mensagens temporárias sejam enviadas para contatos de confiança, tendo em vista que os usuários podem encaminhadas as mensagens, tirar print, copiar e salvar os conteúdos antes que eles desapareçam.

Como saber se as mensagens temporárias estão ativadas na conversa?

Quando um contato começa a usar recurso no WhatsApp, um aviso é exibido na conversa para indicar a ambos os usuários que as mensagens temporárias estão ligadas. Além disso, os contatos com quem você ativou a função apresentam um ícone de relógio da cor cinza ao lado do avatar do chat.

Assim como o aplicativo mostra aos usuários quando a função é ativada, o mensageiro também informa quando o recurso não está mais sendo usado pelo usuário com o alerta "mensagem temporária desativada" nos chats do WhatsApp.

WhatsApp não manda ou recebe arquivos? Veja dicas para resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo