A tela do celular costuma ser um fator decisivo na hora de comprar um aparelho novo, principalmente quanto ao tamanho e à resolução. No entanto, há outras características a serem consideradas, como a densidade do display em PPI, que pode dizer muito sobre a qualidade da tela de um smartphone.

Resolução da tela do celular: as diferenças entre HD, Full HD, Retina etc

Para entender melhor o significado da sigla "PPI", a importância dela na ficha técnica do telefone e a densidade da tela nos celulares mais famosos do mercado – seja iPhone (iOS) ou modelos com Android –, acompanhe o texto abaixo. 

Galaxy Note 5 (foto) tem tela de 518 PPI; entenda o que isso significa (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Antes, precisamos falar sobre pixel

Você sabe o que é pixel? A palavra “pixel” é a junção de outras duas palavras em inglês: picture (imagem) e element (elemento). Assim, na tradução literal para o português, pixel quer dizer “elemento da imagem”. Na prática, o pixel é o menor ponto de uma imagem. Em um exemplo mais real, os pixels estão para as imagens como os átomos estão para a matéria.

Os celulares possuem telas formadas por milhões de pixels (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para enxergar um pixel, basta escolher qualquer imagem e dar zoom, aproximando o máximo possível. Em alguns casos, o uso de uma lupa exibe com mais nitidez os pixels, os vários pontos coloridos que, unidos, formam as imagens que vemos nas telas dos celulares, desktops, notebooks e outros dispositivos eletrônicos.

O que é PPI

PPI é uma sigla, em inglês, que significa pixels per inch, ou pixels por polegada na tradução para o português. Essa sigla indica o espaço ocupado por cada pixel e a quantidade de pixels presentes em cada polegada da tela. Com esse número, é possível saber quantos pixels há na tela de um celular ou qualquer outro aparelho.

Os pixels formam todas as imagens vistas na tela de um smartphone. Se uma tela tiver poucos pixels, as imagens exibidas nela também serão formadas por poucos pixels, resultando em uma imagem de baixa qualidade, resolução e detalhes. Afinal, nesse caso, cada pixel seria "esticado" para gerar a imagem do display.

Qual o melhor celular a prova d'água do mercado? Comente no Fórum do TechTudo.

As telas Full HD são as melhores do mercado (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Por outro lado, se uma tela tem muitos pixels, as imagens serão mais detalhadas e terão mais nitidez. Com isso, podemos concluir que quanto maior for o indicador de PPI, melhor será a qualidade da imagem, pois ela estará sendo formada por mais pixels por polegada.

Mais é melhor?

Apesar disso, nem sempr

... e trazer mais pixels significa uma tela melhor. Quanto maior a quantidade de pixels, maior será a densidade de PPI e mais detalhes poderão ser exibidos nas imagens. No entanto, chega um ponto em que o olho humano não consegue diferenciar a quantidade de pixels na tela – geralmente, acima de 300 PPI.

Com isso, para o usuário comum, uma tela Full HD exibe a mesma quantidade de detalhes de uma tela 4K, como a do Xperia Z5, que tem mais pixels e também um preço mais elevado. Apenas com equipamentos específicos ou conteúdos em altíssima – a Netflix oferece alguma séries assim – possível notar diferenças, ainda que sejam sutis. 

No entanto, telas com resoluções muito altas, como as Quad HD ou mesmo as 4K, consomem mais bateria. Dessa forma, em muitos casos, pode não ser um bom negócio comprar um celular apenas pelo tamanho e resolução da tela, embora o PPI continue a ser um detalhe importante. 

Do iPhone ao Galaxy, passando pelo Moto

Após entender melhor o que é pixel, PPI e a influência que eles têm nas telas dos celulares, é possível conferir uma comparativo da densidade de smartphones famosos. Você pode conferir resolução, quantidade de pixels e PPI de alguns dos telefones mais populares no mercado brasileiro. É válido lembrar que os celulares não estão organizados, necessariamente, por ordem de qualidade da tela.

Celular Resolução Densidade
Galaxy S7 QHD (2560 X 1440 pixels)  577 PPI
iPhone SE Retina Display (1136 x 640 pixels) 326 PPI
Zenfone 3 Full HD (1920 x 1080 pixels) 401 PPI
iPhone 6S Retina HD (1334 x 750 pixels) 326 PPI
LG G5 SE QHD (2560 X 1440 pixels)  554 PPI
Moto G 4 Full HD (1920 x 1080 pixels) 401 PPI
Galaxy J3 HD (1280 X 720 pixels) 294 PPI
Redmi 2 HD (1280 X 720 pixels) 312 PPI
Quantum Go HD (1280 X 720 pixels) 293 PPI


>>> Veja o artigo completo no TechTudo