O leitor de impressões digitais lateral é uma das principais novidades do Moto Z3 Play. Localizado logo abaixo dos botões de volume, o recurso reconhece até cinco dedos diferentes e permite desbloquear o aparelho com apenas um toque no sensor. Além de garantir mais rapidez ao usuário, a biometria também adiciona mais segurança ao sistema, já que funciona em conjunto com as tradicionais senhas do Android.

No entanto, para desbloquear o Moto Z3 Play com suas impressões digitais, assim como em todo smartphone, é preciso cadastrá-las antes. No tutorial a seguir, o TechTudo detalha todos os passos necessários para utilizar a biometria no lançamento da Motorola.

Biometria permite desbloquear o aparelho e aplicativos com apenas um toque; veja como utilizar (Foto: Fernando Telles/TechTudo)

Passo 1. Na tela de configurações do seu Moto Z3 Play, selecione a opção "Segurança e local". Em seguida, toque em "Impressão digital".

... 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">

Nas configurações do dispositivo, acesse a seção "Segurança e local" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 2. Selecione "Configurar a impressão digital" e insira a sua senha, padrão ou PIN de desbloqueio. Nos casos em que o dispositivo não possui nenhum desses métodos de proteção ativados, será necessário escolher um deles antes de prosseguir.

Para continuar, insira ou defina um método alternativo de debloqueio (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 3. Na tela seguinte, se você precisou definir uma senha, PIN ou padrão no passo anterior, o smartphone também perguntará se deve ou não exibir o conteúdo das notificações na tela de bloqueio. Neste caso, basta selecionar a opção de sua preferência e tocar em "Concluído".

Ao definir uma senha, PIN ou padrão, ajuste também a privacidade das suas notificações (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 4. Após concluir todos os passos acima, localize e toque o leitor de digitais na parte lateral do dispositivo. Assim como o próprio sistema indica, é possível encontrar o sensor logo abaixo das teclas de volume.

Após localizar o sensor, toque-o uma vez para prosseguir (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 5. Na tela seguinte, antes de tocar a opção "iniciar" e finalmente começar o cadastramento das digitais, certifique-se que o sensor e o seu dedo estão limpos. Além disso, para garantir o sucesso do procedimento, segure o smartphone na posição normal de uso.

Antes de tocar em "Iniciar", leia as instruções descritas na tela (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 6. Iniciado o cadastramento, siga as recomendações da tela e toque o sensor quantas vezes for necessário. Ao fim do procedimento, o smartphone seguirá automaticamente para a próxima tela.

Durante o cadastramento, também fique atento às instruções exibidas na tela (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 7. Com a impressão digital já adicionada, é possível finalizar o procedimento tocando em "Concluído". Contudo, se você deseja cadastrar mais impressões digitais, suas ou de outras pessoas, basta tocar em "Adicionar outra".

Ao fim do procedimento, é possível adicionar outra digital logo em seguida (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Pronto! Após finalizar o cadastramento de uma digital, já é possível utilizá-la para desbloquear o aparelho e aplicativos.

Para adicionar, excluir ou renomear digitais

No futuro, caso você queira adicionar outras digitais ou até mesmo gerenciar as que estão cadastradas, basta seguir os passos adiante:

Passo 1. Novamente nas configurações de "Segurança e local", toque na opção "Impressão digital" e insira a sua senha, PIN ou padrão.

Primeiro, acesse novamente a seção "Segurança e local" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 2. Na tela seguinte, além de poder excluir as impressões digitais cadastradas, é possível também renomeá-las. Para isto, basta tocar no nome de alguma delas e alterar a descrição.

Além de excluir uma impressão cadastrada, você pode também renomeá-la (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 3. Nesta mesma tela, o sistema também te permite adicionar novas impressões digitais. Entretanto, lembre-se que só é possível cadastrar até cinco dedos.

Por padrão, o sistema não permite cadastrar mais que cinco digitais (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Como comprar celular nos Estados Unidos? Usuários trocam dicas no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo