O Microsoft Office é a grande referência em termos de aplicativos de produtividade, mas a suíte da Microsoft é paga e isso pode afastar alguns usuários, interessados em economizar. Atualmente, há diversas opções de pacotes de programas de escritório gratuitos, como o LibreOffice, Polaris Office e WPS Office. Para ajudar você a conhecer melhor essas alternativas, com mais informações sobre seus pontos fortes e fracos, o comparativo a seguir analisa LibreOffice contra WPS Office, com destaques de ambos para saber quem é o melhor software grátis.

LibreOffice ou OpenOffice? Veja quem pode substituir Word e Excel

WPS Office ou LibreOffice? Saiba qual alternativa grátis é melhor (Foto: Arte/TechTudo)

Interface: WPS Office

Embora o critério possa ser subjetivo demais, o WPS Office acaba em vantagem porque conta com um visual mais moderna e funcional. O WPS tende a ser mais semelhante ao Office da Microsoft.

Graças à interface com faixas em lugar de barras de ferramentas comuns, o programa é mais amigável para usuários do Office.

WPS Office tem interface mais atual e que lembra bastante o Office da Microsoft (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O LibreOffice, por outro lado, tem uma abordagem mais tradicional. Ao contrário da interface com faixas, os aplicativos desse conjunto oferecem menus e botões dispostos em barras, como é comum encontrar em aplicativos mais antigos do Office da Microsoft. No fim das contas, a preferência por uma interface ou outra acaba sendo definida pelo perfil do usuário e sistema operacional compatível.

Aplicativos: LibreOffice

O LibreOffice é vencedor nesse quesito. O motivo é simples: enquanto o WPS Office tem versões diferentes, com menos ou mais apps, o LibreOffice é distribuído em pacote único, com todas as ferramentas incluídas: Writer, para textos, Planilhas; Apresentação, para edição de slideshows; Draw, para desenhos; Fórmula, para gerar fórmulas matemáticas; e o Base, equivalente ao Access.

O WPS Office, em sua versão gratuita, conta apenas com editor de textos, de planilhas e de slideshows. Para pacotes com mais apps, o usuário do WPS precisa pagar licenças, algo que não ocorre com o LibreOffice, que é completamente gratuito.

LibreOffice é mais completo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Sistemas compatíveis: LibreOffice

O LibreOffice tem uma vantagem nesse aspecto porque oferece versão para Mac OS, o que não ocorre com o WPS. Além do sistema operacional da

... mantico">Apple, ambos contam com edições para Windows e Linux.

Em relação a dispositivos móveis, o LibreOffice fica um pouco atrás, já que os apps oferecidos não são editores completos. O WPS, por outro lado, tem edições para iOS e Android.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Compatibilidade com o Office: Empate

Tanto WPS Office como LibreOffice oferecem bom nível de compatibilidade com os formatos de arquivos gerados no Office da Microsoft. Com as duas suítes é possível abrir esses arquivos, realizar edições e salvá-los normalmente.

Se a preocupação é encontrar uma boa alternativa ao Office que se entenda bem com os arquivos gerados pela suíte da Microsoft, qualquer uma das opções é uma boa escolha.

Compatibilidade com documentos do Office é de boa qualidade nas duas alternativas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Integração com a nuvem: WPS Office

Aqui a vantagem é clara para o WPS Office por oferecer possibilidade de edição de arquivos na nuvem, armazenamento e compartilhamento de conteúdo para edição colaborativa – série de recursos que acabam tornando a suíte muito equiparável ao Office da Microsoft.

WPS Office tem integração com a nuvem superior àquela do LibreOffice (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Do outro lado, o LibreOffice ainda engatinha em termos de computação na nuvem. Há promessas de que versões web de seus aplicativos sejam desenvolvidas para atender esse tipo de necessidade no futuro.

Conclusão

O placar final do comparativo é de 2 a 2, com um quinto critério terminando em empate. Isso significa que ambos os pacotes são muito parecidos e que, no geral, atendem bem a quem precisa de aplicativos de produtividade.

Empate é o resultado mais justo entre WPS Office e LibreOffice (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Entretanto, antes de decidir qual é melhor, vale a pena ressaltar que, eventualmente, uma suíte pode ser bem superior à outra, dependendo da necessidade. Se, por exemplo, o usuário precisa de um pacote que conte com um aplicativo de banco de dados e edição de imagens, o LibreOffice acaba vencedor.

Por outro lado, uso da nuvem acaba sendo uma exclusividade do WPS Office, assim como a interface com visual de Office da Microsoft.

Como resolver problema de lentidão no LibreOffice? Comente no Fórum do TechTudo. 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo