O Xperia Z3 é um smartphone com ótimo desempenho da Sony que ainda desperta o interesse de muitos consumidores no Brasil. Equipado com câmera e especificações interessantes, Android 5.0 (Lollipop) e TV digital, o aparelho teve uma boa redução de preço desde o seu lançamento, devido aos novos Xperia Z5.

Testamos a tela 4K do Xperia Z5 Premium, mas não vimos utilidade nenhuma

Mas será que ele é uma boa escolha? O TechTudo listou três motivos pelos quais vale a pena comprar o Xperia Z3+ e três para ficar longe do celular.

Xperia Z3 foi apresentado pela Sony em setembro de 2014 e teve preço reduzido (Foto: Divulgação/Sony)

Motivos para comprar

1) Câmera poderosa

Para quem gosta de tirar boas fotografias, o smartphone da Sony não deve decepcionar. Ele chega equipado com um sensor traseiro de 20,7 megapixels, com flash LED e função HDR – . No quesito vídeos, ele é capaz de gravar em resolução 4K (2160p), Full HD (1080p) com qualidade de 60 quadros por segunda e até mesmo em câmera lenta em HD (720p).

Se você está de olho nas selfies, o aparelho também faz um bom trabalho, embora não seja dos mais avançados. São 2,2 megapixels de resolução para fotografias e qualidade Full HD (1080p) para ligações em vídeo.

2) Resistente à água

Se você é um usuário desastrado e vive com medo de derrubar seu telefone na pia ou piscina, o Xperia Z3 traz também uma proteção a respingos e mergulhos. Com ele, é possível mergulhar a uma profundidade de até 1,5 metro por até 30 minutos sem sofrer danos. O aparelho tem ainda proteção contra poeira.

3) Smartband de brinde

Sony Smartband rastreia atividades do usuário e ajuda a entrar em forma (Foto: Divulgação/Sony)

A Sony lançou o Xperia Z3 no Brasil acompanhado de uma smartband, que tem bom desempenho para quem gosta de fazer atividades físicas. Com ela, é possível rastrear os seus exercícios, como caminhadas e natação, por exemplo, observando o número de passos dados, a quantidade de calorias queimadas e a distância percorrida. Tudo isso pode ser sincronizado com o aplicativo da Sony, que contará também quantas horas o usuário dormiu durante a noite. Ou seja, um bom acessório para quem quer mudar de hábitos.

Motivos para não comprar

1) Preço alto

Apresentado há mais de um ano, o Xperia Z3 pode ser encontrado na loja da Sony por um valor de R$ 2,7 mil. A quantia é consideravelmente alta para um aparelho com essa “idade” e com as especificações que ele apresenta. Por exemplo, por menos que isso, é possível comprar o Galaxy S6 Edge e o Moto X Style em diversas lojas online.

Galaxy S6 ou Xperia Z3? Veja no comparativo qual smart vale mais a pena

... src="//s2.glbimg.com/96ywpc4ipXA7PEIjZB8WF2lcqX0=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/09/30/xperia-z3-5.jpg" alt="Xperia Z3 tem preço sugerido muito alto para as suas características (Foto: Divulgação/Sony)" height="470" width="695">Xperia Z3 tem preço sugerido muito alto para as suas características (Foto: Divulgação/Sony)

Uma dica, porém, para quem quer economizar é fazer uma busca pelo aparelho em agregadores de preço. Assim, é possível encontrar grandes varejistas online com o Xperia Z3 a R$ 1,6 mil, uma redução considerável.

2) Poucas mudanças em relação anterior… e até ao sucessor

A Sony costuma lançar smartphones tops de linha a cada seis meses e isso tem irritado bastante os usuários. O Xperia Z3, por exemplo, tem as mesmas características do  irmão Xperia Z2. A principais mudanças ficam por conta do processador, um quad-core Snapdragon 801 de 2,5 GHz contra um de 2,3 GHz da geração anterior. No mais, tudo continua basicamente igual.

Xperia Z3? Nada disso! Esse é o Xperia Z2 (Foto: Divulgação/Sony)

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Comente no Fórum do TechTudo

Já o Xperia Z3+ deu um avanço considerável no processador, adotando um chip de 64 bits Snapdragon 810 com quatro núcleos de 1,5 GHz e quatro de 2 GHZ. As demais configurações ficaram exatamente as mesmas, exceto pelo fato de que o Xperia Z3+ tem apenas a opção de 32 GB de armazenamento interno, enquanto o Z3 também pode ser encontrado com 16 GB.

3) Atualizações cada vez mais demoradas

As fabricantes de celulares com Android tendem a priorizar seus lançamentos recentes na hora de disponibilizar uma atualização do sistema. Como a Sony já lançou os Xperias Z5 e Z3+, o Z3 "normal" deve demorar mais que os tops recentes para receber Android M (Marshmallow), anunciada pelo Google, na última terça-feira (29). Para ter uma noção do problema, o smart da Sony ainda está na fila para receber a versão 5.1 (Lollipop), lançada em março.

Quer saber mais sobre o Xperia Z3? Veja os pontos positivos e negativos no vídeo abaixo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo