O Android N traz melhorias importantes em comparação com o Android 6.0 (Marshmallow). Destaque do evento Google I/O, na quarta-feira (18), a nova versão do Android promete ser mais rápida e eficiente, além de ter funções que devem incrementar a produtividade do usuário no celular ou tablet com o sistema do Google.

Saiba tudo sobre o Android N

Da ferramenta multitarefa à transição rápida de apps, o Android 7.0 tem muitas novidades a mais que o Android 6. Para saber cinco das principais vantagens do Android N em relação ao Android Marshmallow, a lista a seguir pode ser útil. É válido ressaltar que o Android N ainda não tem nome definido - apesar dos rumores sobre o possível Android Nutella - e data de atualização prevista para até agosto, nos EUA. 

Android N: cinco pontos que a versão tem e o Android 6 não (Foto: Reprodução/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone

1) Multijanela

Presente em alguns smartphones da Samsung e da LG, o recurso de várias janelas vai, finalmente, ganhar suporte nativo no Android N. Isso significa que todo telefone atualizado poderá abrir dois aplicativos ao mesmo tempo na tela, como a câmera e o WhatsApp, por exemplo, com direito a redimensionamento de cada uma das abas abertas. 

Android N permitirá usar dois apps ao mesmo tempo na tela (Foto: Reprodução/Google)

2) Economizador de dados móveis

O sistema do Google ainda não foi lançado oficialmente, mas a segunda prévia dele já trouxe novidades em relação à primeira edição. Uma dessas mudanças é o economizador nativo de dados móveis. Quando ativada, a ferramenta promete interromper o consumo de internet secundário e baixar somente conteúdo essencial. A promessa é usar os dados com inteligência, o que é útil para quem não tem um pacote 3G/4G potente.

Android N pode economizar dados (Foto: Reprodução/Google)

3) Modo escuro

O chamado Modo Escuro do Android N altera as cores de várias partes do sistema operacional, deixando-as com tons mais próximos do preto à medida que o dia vira noite. Essa é uma ferramenta ativada por padrão a partir da segunda prévia do Android N, mas também pode ser desativada manualmente. A escolha entre uma interface mais clara

... ou escura pode, assim, ficar a gosto do usuário.

4) Bloqueio de números inteligente

Outra funcionalidade do Android N será a de substituir apps para bloquear números indesejados, como o Whoscall faz, por exemplo. Apesar de a função já estar presente desde versões antigas do Android, o recurso deve ficar mais inteligente e integrado ao próprio discador do celular com o Android N, ou seja, a tendência é de que fique mais fácil de bloquear contatos.

5) Transição rápida para último app usado

Google limpará o multitarefas do Android N para torná-lo mais intuitivo (Foto: Reprodução/Google)

Apesar de já contar com um botão dedicado à ferramenta multitarefa, o Android N deverá deixar a transição entre apps abertos ainda mais ágil com um novo comando. No Android 7.0, o usuário poderá tocar duas vezes no botão de aplicativos recentes para pular rapidamente para o último programa aberto.

Qual é a melhor novidade do Android N? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo