Os usuários do Android no Brasil agora podem fazer pesquisas em segundos com o Google Now on Tap, que em português passou a se chamar Google Now a um Toque. Disponível na versão 6.0 (Marshmallow), a ferramenta é capaz de fornecer informações importantes sobre o que está sendo mostrado na tela, como um link ou um nome de artista, por exemplo. O objetivo é trazer mais conveniência e tornar o smartphone mais inteligente.

Ok, Google Now: conheça todos os comandos de voz da assistente virtual

Se você quer tirar o máximo de proveito da novidade, o TechTudo explica para que serve o recurso e com o que você pode usá-lo.

1. Encontre novidades sobre pessoas famosas e suas redes sociais

Google Now a um toque pode achar informações e perfis de artistas em redes sociais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Se você está navegando por uma página sobre celebridades ou conversando sobre algum famoso, o Now a um Toque pode ser uma ótima forma de encontrar informações adicionais. Basta ter certeza que o nome da pessoa está visível na tela e segurar o botão Home até que cards sobre ela apareçam na tela. Observe que na parte inferior deles é possível encontrar links para sites e redes sociais.

2. Encontre notícias no TechTudo

Google Now a um toque pode ser usado junto com app do TechTudo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Está no meio de uma discussão no Facebook? Viu um vídeo no Instagram sobre um jogo? Quem tem o aplicativo do TechTudo instalado no Android pode usar o Now a um Toque para descobrir as últimas notícias e tutoriais sobre o tópico encontrado. Basta tocar no ícone do site quando o card aparecer na tela.

3. Obtenha informações sobre empresas

Google Now on Tap fornece informações sobre estabelecimentos e até telefone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Now a um Toque também pode ajudar a encontrar informações sobre empresas. Basta, novamente, posicionar o nome da companhia na tela e fazer a pesquisa. Ao fim, serão exibidos informações como avaliação, website e até telefone para contato.

4. Pesquise lugares e obtenha direções

Google Now a um toque pode ajudar a achar caminho para um local (Foto: Reprodu�
... �ão/Elson de Souza)

Ao receber um nome de atração ou um estabelecimento, é possível usar o Now a um Toque para obter direções rápidas no Google Maps. Basta esperar que o recurso reconheça a informação e exiba o botão “Maps” para que a localização seja aberta no app de GPS. Desta forma, você descobre como chegar àquele local – seja a pé, de carro ou de transporte público.

5. Ache informações sobre programas e novelas do Globo Play

Google Now a um toque pode vasculhar Globo Play (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se você está navegando no Globo Play, assistindo ao seu programa, novela ou jornal preferido, também é possível obter informações através do Now a um Toque. Basta tocar para que o Google exiba informações sobre o elenco e até notícias sobre os próximos capítulos.

6. Encontre clipes a partir do Spotify e outros players

Google Now a um toque permite troca rápida entre Spotify e YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Outro recurso muito interessante para quem gosta de música é a possibilidade de encontrar o clipe de uma faixa em reprodução rapidamente. Basta pesquisar com o Google Now e tocar no botão “YouTube” para que a música seja aberta automaticamente no site de vídeos.

7. Encontre músicas e informações do artista a partir de um vídeo

Google Now a um toque também pode fazer buscas durante reprodução de vídeo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já no caminho inverso, é possível fazer pesquisas por faixas de artistas a partir de vídeos em aplicativos do YouTube. Para isso, é preciso que haja o nome da faixa na tela para que o Now a um toque seja capaz de reconhecer e exibir atalhos para encontrar a canção.

8. Pesquise sobre filmes e assista trailers

Google Now a um toque tem suporte a informações sobre filmes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Quem nunca recebeu um convite para um filme desconhecido? Bem, nesses casos, o Now a um Toque pode ser útil para obter informações básicas. Ao identificar um título, o aplicativo do Google oferece notícias sobre o longa, atalho para o trailer, imagem, entre outras coisas.

9. Saiba tudo sobre o seu time, incluindo a escalação

Google Now a um toque tem informação rápida sobre times e escalações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Quem é fã de futebol pode ter um acesso rápido a notícias e informações do seu time. Entre os principais destaques está a ficha completa com a escalação da equipe, o que promete ser bastante útil em meio a uma discussão no WhatsApp ou Facebook.

10. Tire print da sua tela e compartilhe rapidamente

Google Now tem ferramenta de captura de tela que facilita compartilhamento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Fazer uma captura de tela nem sempre é uma tarefa mais simples, já que exige diferentes combinações de teclas. Agora, com o Now a um toque, basta segurar o botão Home para que o app analise a janela e, ao fim, tocar no botão “Compartilhar”. Feito isso, uma captura será aberta e uma lista de opções para quem enviar aparecerá.

Siri, Cortana ou Google Now: qual é a melhor assistente virtual? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo