O Instagram é voltado para fotos e vídeos, mas possui vários recursos. Para se destacar ou simplesmente usar o aplicativo "like a pro", você precisa conhecer algumas dicas e truques relevantes. Na lista a seguir, há 10 dicas que podem ajudar na sua eficiência ao utilizar o Instagram e garantir mais visibilidade para seus posts. Além disso, pode-se tornar a rede social mais interessante com a inclusão de novos recursos, como o repost de fotos de forma simples, suporte a múltiplas contas (mais de cinco) em um único aparelho e a criação de novos chats (bate-papo).

Instagram Analytics: rede social testa análise de audiência dos posts

10 truques para dominar o Instagram (Foto: Melissa Cossetti)

1. Capriche nas hashtags

Usar bem as hashtags potencializa a visualização da sua foto pela comunidade. Se o seu objetivo é ficar conhecido no Instagram, é interessante postar imagens que possam ser associadas às hashtags populares.

Uma ferramenta bacana para a visualização das hashtags relevantes no momento – e que permite copiá-las diretamente para seus posts de fotos e vídeos – é o app HashTag for Likes Pro para o Android ou o TagsForLikes para quem usa iPhone (iOS). 

Hashtags For Likes é um dos diversos apps que facilitam o gerenciamento de hashtags para postagens no Instagram (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

2. Salve fotos do Instagram

Baixar fotos do Instagram no PC é fácil: basta acessar o perfil, encontrar a imagem desejada e copiá-la. Já no celular, o Grab é um aplicativo que deixa o usuário copiar qualquer foto do Instagram para a memória do seu dispositivo. Pelo app também é possível configurar slideshows com as fotos que gosta e postá-las novamente na sua conta do Instagram.

Grab permite que você salve as fotos que quiser no seu dispositivo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Outras dicas para baixar fotos do Instagram

Como baixar fotos e vídeos do Instagram para o seu celular Android

Como baixar fotos do Instagram de outros usuários no iPhone

Como salvar fotos do Instagram no tamanho original e em alta qualidade

Baixe fotos e vídeos do Instagram com o app gratuito Instasalve

Como salvar fotos curtidas no Instagram no rolo de fotos do iPhone

3. Use uma interface alternativa

O Grab

... permite baixar fotos, mas também serve como interface alternativa do Instagram. O app facilita a busca de pessoas e fotos e permite compartilhar o mesmo conteúdo em outras redes sociais.

Além disso, você pode visualizar as postagens de todas as pessoas que segue e republicar alguma imagem de forma fácil. Mas no Grab não é possível postar novas fotos, como o Instagram oficial.

Grab também permite que você explore o Instagram através de uma interface alternativa (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

4. Use mais de cinco contas do Instagram ao mesmo tempo

Há situações em que você pode precisar acessar várias contas do Instagram no mesmo aparelho. Recentemente, a rede social lançou o login para múltiplas contas, limitando até cinco perfil. Para usar mais do que isso, há o app Parallel Space para Android e o Fotogramme para iOS

No Parallel Space você pode ter múltiplas contas do Instagram no mesmo Android (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

5. Compartilhe fotos do Instagram no Facebook

Uma opção bacana do Instagram é estabelecer vínculos da sua conta com outros serviços, como Facebook e Twitter. Dessa forma, fica bem fácil compartilhar suas postagens do Instagram nessas redes sociais e em outras como Tumblr, Swarm, Flickr e VK

Ao vincular contas, você torna o compartilhamento das suas fotos em outras redes bem mais fácil (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

6. Economize o plano de dados quando usar o Instagram

Navegar, postar fotos, ver fotos, compartilhar, dar likes e comentar em cada uma delas consome dados. Se você usa bastante o Instagram, pode ser interessante ligar o recurso de economia de dados.

Para isso, abra as configurações do seu aplicativo do Instagram. Encontre a opção “Uso de dados de celular” e opte por “Usar menos dados”.

Configure o Instagram para não destruir o seu plano de dados (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

7. Agende posts

O Instagram não tem um recurso padrão de agendamento de novas postagens. Mas para resolver essa omissão há o Later (antigo Latergram), um app para Android e iOS que permite o agendamento na sua conta.

Basta associar o app à sua conta do Instagram, fazer upload da imagem que deseja postar depois, aplicar as alterações e fixar uma data e horário para que a foto seja publicada.

Later permite que você agende postagens na sua conta do Instagram (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

8. Faça colagens

Quem deseja fazer montagens de várias fotos para postar pode usar o Layout from Instagram, um app oficial que permite a criação de colagens para postar na rede. O aplicativo tem versões para Android e iOS e possui integração perfeita com o Instagram.

Layout From Instagram é um app oficial e que ajuda muito na hora de fazer colagens (Foto: Divulgação/Instagram)

9. Converse com seus contatos

O InstaMessage é um app, para Android e iOS, que possibilita a criação de chats com contatos do Instagram ou com usuários da rede que estão próximos de você. Basta convidar quem desejar para realizar uma conversa privada. Ou, você também pode usar o Instagram Direct, um recurso nativo.

InstaMessage é um mensageiro que funciona a partir de contatos e pessoas próximas a você que usam o Instagram (Foto: Divulgação/InstaMessage)

10. Republique com facilidade

O InstaRepost é um app para Android e iOS que permite a repostagem de fotos no Instagram com facilidade. Assim, você poderá repostar imagens e vídeos que curtiu na sua timeline, em uma estratégia interessante para rechear o seu perfil de conteúdo. Bastante seguro, o InstaRepost afirma que não armazena seus dados de login.

InstaRepost permite que você reposte imagens e vídeos de outras pessoas no seu perfil (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O Instagram ficou melhor com visual preto e branco? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo