Segunda-Feira, 12 de Abril de 2021

O iPhone (iOS) tem um recurso pouco conhecido que facilita a digitação de textos e o preenchimento de formulários no celular. A função "Substituição de Texto" permite configurar atalhos que, quando digitados, expandem para a frase ou texto que você configurou previamente. Dessa forma, você pode escrever rapidamente informações como o seu e-mail, nome, sobrenome, RG, CPF, telefone, número de cartão de crédito e endereço completo.

Veja, no tutorial abaixo, como usar o recurso para criar atalhos de texto no seu iPhone. Vale lembrar que, embora as ilustrações tenham sido feitas no smartphone da Apple, o procedimento também vale para o iPad e iPod Touch, que também rodam o sistema iOS.

Passo 1. Acesse os "Ajustes" do iPhone e toque em "Geral".

Acesse as configurações do iOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Vá em "Teclado" e abra o item "Substituição de Texto".

... BQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAAWABkDASIAAhEBAxEB/8QAGQABAQEAAwAAAAAAAAAAAAAAAAMCAQQI/8QAFwEAAwEAAAAAAAAAAAAAAAAAAQIDAP/aAAwDAQACEAMQAAAB9KVzQ6d+uC75CyROP//EABsQAAICAwEAAAAAAAAAAAAAAAECAAMREhRE/9oACAEBAAEFAq1BlsTQtpKiqS45XzxGJDrlXB55/8QAFxEBAQEBAAAAAAAAAAAAAAAAAQAQMv/aAAgBAwEBPwGUx6v/xAAYEQACAwAAAAAAAAAAAAAAAAAAARARMf/aAAgBAgEBPwEuHp//xAAfEAABAwUAAwAAAAAAAAAAAAABABExAhAhQVEDMuH/2gAIAQEABj8CmMtKD94i3tvK+onZ4ENKqvYBazQsLyAtBi3/xAAdEAEAAgIDAQEAAAAAAAAAAAABABEhUTFBYbHR/9oACAEBAAE/IUwyV+rEVCFVBcfYPAstphlzY6Pa9jOBylVatCLds6xGsxKF3ecQecfJLn//2gAMAwEAAgADAAAAEPVfPf/EABoRAQACAwEAAAAAAAAAAAAAAAEAMRARccH/2gAIAQMBAT8QQognWLuHs//EABgRAQADAQAAAAAAAAAAAAAAAAEAEBEx/9oACAECAQE/ENexI42f/8QAIBABAAMAAQQDAQAAAAAAAAAAAQARIVExQWGBwdHw8f/aAAgBAQABPxDDJyUrxgVMdAU2PnrBshDai0FzdEn7P1LWBhoparoWrY4dpmIlL3EeIP1VlReno47T+hDza+Ks+HCGirXDy4hO3UOB11AJX8T/2Q==">

Abra as configurações do teclado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Toque em "+", no canto superior direito da tela, e digite a frase que você quer adicionar. Logo abaixo, digite o atalho desejado e toque em "Salvar".

Adicionando um novo atalho de texto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Agora, sempre que você quiser escrever a frase, basta usar o atalho configurado. Como exemplo, é possível preencher o CPF apenas digitando o atalho "cpff" e pressionando espaço. O ideal é evitar usar palavras que você utilize com frequência, para não disparar o atalho sem querer.

Usando atalhos de texto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. De modo análogo, você pode criar atalhos para o seu endereço completo, contas bancárias, assinaturas, e-mails e até emojis.

Exemplo de substituição de texto com endereço (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite a dica para criar atalhos para as frases ou informações que você digita com frequência no celular.

Como resolver falha no teclado virtual do celular? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo