O aplicativo do Google Maps para celulares com Android recebeu, em atualização recente, um novo recurso chamado Modo de Direção. A funcionalidade, quando ativada, é capaz de adivinhar o trajeto do usuário, baseado em seu histórico e nos locais que ele costuma frequentar.

Google Maps revela mapas internos de estádios das Olimpíadas Rio 2016

O Modo de Direção já estava disponível desde o início do ano em alguns países da Europa, Estados Unidos e Canadá e agora chegou a outros lugares, incluindo o Brasil. O recurso oferece praticidade ao usuário para achar a melhor rota para seu destino.

Google Maps agora tem recurso Modo de Direção (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Quando o Modo de Direção é ativado, o Google Maps passa a mostrar as melhores opções de trajetos para o usuário. Para isso, o app se baseia na atual localização por GPS da pessoa, nos locais de trabalho e casa definidos pelo usuário, no histórico recente de lugares visitados e nas informações de trânsito. Com esses dados, o app sugere possíveis destinos e, enquanto isso, mostra como está o trânsito nas proximidades e outros eventuais problemas.

Como usar o Modo de Direção

Para ativar o recurso, basta abrir o Google Maps no seu celular e acessar o menu lateral, representado pelo ícone de três traços. Depois, é só tocar em “Começar a dirigir”. A partir daí, o smartphone vai mostrar como está o trânsito para seus possíveis trajetos.

Ative o recurso Modo de Direção do Google Maps no seu smartphone (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Se você quiser, também pode adicionar um ícone do Modo de Direção na tela inicial do seu celular. Para isso, basta ir nos Widgets e arrastá-lo para a tela. Assim, sempre que quiser navegar nesse modo, basta tocar no ícone.

Você também pode adic
... ionar o ícone do Modo de Direção à sua tela inicial (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Vale lembrar que apesar de a atualização já ter sido liberada, por enquanto ela só está disponível para Android. Além disso, o update pode levar alguns dias para chegar a todos os usuários.

A Play Store não baixa mais os aplicativos? Saiba o motivo no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo