O Uber passou a oferecer o Perfil Familiar, ferramenta que fica dentro do aplicativo e que permite que várias pessoas usem um mesmo cartão de crédito para pagar as corridas. Apesar do nome, o app não restringe os laços entre participantes – ou seja, é possível adicionar filhos, parentes, cônjuge, amigos ou qualquer outra pessoa.

Como compartilhar sua corrida com outra pessoa no Uber

Criada a partir dos comentários de usuários, a ferramenta possibilita o uso do aplicativo por pessoas que não tenham cartão de crédito ou PayPal. Com isso, mesmo sem uma forma de pagamento aceita pela companhia, você pode integrar um perfil familiar e usufruir do serviço de motoristas que serve de alternativa ao táxi. Funciona no Android e iPhone (iOS).

Veja como usar o Perfil Familiar do Uber (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Como funciona o Perfil Familiar do Uber?

O Perfil Familiar pode reunir até dez usuários e é válido tanto para corridas com o UberX quanto com o UberBlack. O recurso está disponível em todas as cidades em que o app funciona: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Recife e Salvador.

Todo perfil familiar tem um criador, que é o responsável pelo pagamento das corridas. Ele cadastra o cartão de crédito que será usado pelos membros e, quando alguém usa o Uber, recebe uma cópia do recibo. Quem cria o perfil familiar também pode excluir e incluir participantes a qualquer momento.

Como usar o Perfil Familiar

Passo 1. Toque no menu principal do Uber e entre em “Configurações”.

Caminho de acesso às configurações do Uber (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Na seção “Perfis”, dê um toque sobre a opção “Adicionar perfil familiar”. Na caixa de apresentação do UberFamília, toque em “Criar perfil familiar” para confirmar a operação.

Indicação da ferramenta de criação do perfil familiar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Selecione os contatos que você quer incluir no perfil familiar e clique em “Avançar”.

Seleção de contatos participantes do perfil familiar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Insira os dados do cartão de crédito que será usado pelos integrantes do perfil familiar. Em seguida, toque em “Enviar”.

... r (Foto: Reprodução/Raquel Freire)" height="394" src="//s2.glbimg.com/XwRxFfvGLk28o3qAj42oT7WJYRo=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/11/criar-perfil-familiar-4.jpg" width="695">Informação dos dados do cartão de crédito do perfil familiar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Caso você tenha incluído uma ou mais pessoas que não têm o Uber no celular, será pedido que você envie um convite para instalar o aplicativo. Toque em “Enviar SMS” para mandar o convite ou em “Agora não” para pular esta etapa.

Mensagem de envio de convite para instalar o Uber (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. O perfil familiar no Uber foi criado e os convites, enviados. Toque em “Entendi” para fechar a caixa de diálogo.

Mensagem de confirmação de envio dos convites para perfil familiar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aceitar convite para participar de perfil familiar

Passo 1. Os convites para o perfil familiar do Uber são enviados via e-mail. Se você foi convidado, toque no botão “Aceitar convite”, presente no corpo da mensagem.

E-mail de convite para perfil familiar do Uber (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Você será redirecionado a uma página do Uber de boas-vindas ao perfil familiar. Com isso, você já está participando do perfil.

Mensagem de boas-vindas ao perfil familiar do Uber (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Pedir corrida com perfil familiar

Passo 1. Para selecionar o perfil familiar na hora de pedir corrida, comece como o usual. Escreva local de origem no campo “Endereço de partida” ou toque no botão “Definir local de partida”.

Tela inicial do app do Uber (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Será aberto um campo de perfil de pagamento. Toque na seta ao lado do rótulo “Pessoal” para abrir a caixa de alteração do perfil. Selecione o perfil familiar.

Troca de perfil pessoal para perfil familiar no Uber (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. A partir de agora, você já está usando o perfil familiar como forma de pagamento. Conclua o pedido de corrida como de costume.

Perfil familiar selecionado na corrida do Uber (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como cadastrar motorista e carro no Uber? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo