O WhatsApp deve voltar a funcionar para todos os usuários ainda nesta terça-feira (3), depois de ficar mais de 24 horas fora do ar. Clientes de diversas operadoras relatam que o aplicativo já permite o envio de mensagens. A equipe jurídica do mensageiro obteve uma vitória na Justiça, que determinou que ele volte a ficar online, de acordo com o site G1. Uma liminar determinou ontem o bloqueio do WhatsApp por 72 horas em todo o Brasil.

WhatsApp ou Telegram? Veja qual é o melhor aplicativo de mensagens

Procurada pelo TechTudo, a associação das empresas de telecomunicações, SindiTeleBrasil, informou que ainda não recebeu nenhum comunicado. A TIM também não tinha recebido a determinação para desbloquear o mensageiro quando a reportagem entrou em contato com sua assessoria de comunicação. 

O WhatsApp deve voltar para todos os usuários em breve (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O bloqueio do mensageiro ocorreu às 14h da última segunda-feira (2), quando a Justiça de Sergipe determinou às operadoras a suspensão do app por 72 horas. Ainda segundo o G1, a medida ocorreu após a Justiça solicitar o compartilhamento de informações para uma investigação criminal, que foi recusada pelo Facebook (proprietário do WhatsApp). Vale lembrar que o app adotou criptografia no início de abril, tecnologia que impede a obtenção do conteúdo presente nas mensagens de usuário. 

O WhatsApp já havia ficado fora do ar por 48 horas, em 16 de dezembro do ano passado, em um contexto similar.

Correndo por fora: rivais do WhatsApp ganham destaque após o bloqueio

Com o bloqueio do app de mensagens mais usados pelos brasileiros, algumas alternativas ganharam destaque. Um exemplo é o Telegram, app grátis que permite a configuração para que as mensagens sejam 

... f">apagadas automaticamente após alguns segundos. 

Alguns usuários optaram pelo recurso da VPN para utilizar normalmente o WhatsApp. Porém, é importante destacar que a VPN funciona como uma rede privada dentro da Internet. O "dono" desta rede pode, em tese, as suas conversar por WhatsApp. 

Quer saber como usar o WhatsApp pela VPN? Confira o vídeo abaixo:

Qual é a função que ainda falta no WhatsApp? Opine no Fórum do TechTudo 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo