O mistério por traz do criador do Bitcoin parece estar começado a ser solucionado. Um empresário australiano se identificou como o mentor que desenvolveu a moeda virtual. Craig Wright se apresentou à imprensa internacional dizendo ser o homem até então conhecido como Satoshi Nakamoto.

Como ganhar Bitcoins grátis?

Desde que o Bitcoin foi colocado em operação em 2009, a identidade do personagem e suposto criador da moeda virtual, Satoshi Nakamoto, nunca tinha sido revelada. Apesar de ter apresentado provas e ter sido reconhecido como o fundador da moeda virtual pelo cientista-chefe da Bitcoin Foundation, muitos ainda continuam céticos quanto a nova revelação.

Empresário australiano diz ser homem por traz de Satoshi Nakamoto (Foto: Divulgação/FISL)

Em entrevista concedida a apenas três veículos de imprensa (BBC, GQ e The Economist), Craig Wright mostrou uma série de documentos comprovando que é o real criador do Bitcoin. Entre as provas estaria a chave criptográfica por traz do primeiro bloco de bitcoins minerado. Essa chave funciona como uma identidade por traz de cada transação. A apresentada por Wright está ligada diretamente aos blocos em que, até onde se sabe, foram minerados pelo criador da moeda, conhecido como Satoshi Nakamoto.

Gavin Andresen, cientista-chefe da Bitcoin Foundation, confirmou em seu blog que está convencido de que Craig e Satoshi são a mesma pessoa. Em um post, ele revela que esteve com o empresário em Londres e pôde comprovar a veracidade das informações.

“Parte do tempo [da reunião em Londres] foi gasto em uma verificação criptográfica cuidadosa das mensagens assinadas com as chaves que só Satoshi deve possuir”, diz um trecho do post de Andresen. “Depois de passar um tempo com ele estou convencido além de qualquer dúvida razoável: Craig Wright é Satoshi”, disse.

Como investir em Bitcoins e por quê? Veja no Fórum do TechTudo.

Craig Wright é Satoshi, criador do Bitcoin, diz BBC (Foto: Reprodução/BBC)

Ainda restam dúvidas

No entanto, embora haja fortes indícios de que Wright seja realmente o pai do Bitcoin, há ainda uma corrente de especialistas que acha o contrário. O principal questionamento é a forma espalhafatosa com que o anúncio foi feito para três grande veículos de mídia, cuidadosamente escolhidos

... .

Em 2015, hackers vazaram informações do computador de Craig Wright à imprensa, essas informações sugeriam que o empresário poderia ser o homem por traz de Satoshi. Logo em seguida, a casa de Wright foi vasculhada por conta de problemas com a fiscalização financeira da Austrália. 

Wright alega que um dos motivos dele ter revelado ser o homem por traz do Bitcoin só agora é a perseguição que estaria enfrentando. O Bitcoin não é uma moeda reconhecida internacionalmente por nenhum banco central e seu uso é questionado em diversos países pela falta de regulamentação.

Via BBC, The Economist e Gavin Andresen 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo