Um recurso bastante útil nos dispositivos da Apple é o chamado AirPlay, que espelha a imagem do aparelho para televisão, sem uso de cabos, via Wi-Fi. O processo já é conhecido por ser feito via Apple TV, mas como receber o sinal da imagem na televisão se você não tiver uma Apple TV ou seus cabos para transmitir, e tiver um Chromecast?

Como assistir a vídeos do computador na TV usando Chromecast

Felizmente existe um aplicativo que torna esse processo possível e de fácil utilização, transmitindo a imagem do MacBook para a televisão acabando com as restrições de marcas.

Espelhar a imagem do MacBook com o Chromecast ficou muito mais fácil (Foto: Karen Malek/TechTudo)

Se hoje você tem um MacBook e um Chromecast, saiba que você pode, sem a necessidade de fios, rapidamente reproduzir na sua televisão tudo que esta fazendo no seu computador, assistir filmes na telona, exibir as fotos da sua última viagem para toda família ou até mesmo colocar aquela música favorita pra tocar televisão. Tudo isso com o programa AirParrot

O programa quando instalado no computador, utilizando uma conexão de Wi-Fi, ele habilita o Airplay no MacBook, criando um sinal de imagem e/ou áudio para ser recebido por qualquer aparelho compatível, no caso uma televisão com Chromecast. 

O processo é bem simples. Veja no passo a passo como fazer. 

Passo 1. Baixe e instale o AirParrot no MacBook;

O programa não é pesado e vai facilitar bastante na transmissão de imagens. (Foto: Reprodução/Karen Malek)

Passo 2. Ligue sua televisão e o Chromecast;

O Chromecast vai espelhar o MacBook com o sinal de imagem criado pelo AirParrot. (Foto: Karen Malek/ TechTudo)

Passo 3. No Macbook, abra o aplicativo AirParrot que, quando aberto, fica escondido com um ícone na barra de menus;

Quando instalado, o aplicativo é bem leve e roda em segundo plano na barra de status. (Foto: Reprodução/Karen Malek)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

...

Passo 4. Escolha de qual maneira deseja transmitir a imagem e para qual dispositivo deseja transmitir. Nesse caso, escolha transmitir para o seu Chromecast. O programa permite que você espelhe toda a imagem, que reproduza somente um determinado aplicativo, uma determinada mídia ou somente uma música. É possível também escolher se deseja ativar ou não o som;

Graças ao AirParrot a televisão espelha a tela do MacBook através do Chromecast. (Foto: Reprodução/Karen Malek)

Passo 5. Inicie a transmissão de imagem clicando no botão de ligar.

Graças ao AirParrot a televisão espelha a tela do MacBook através do Chromecast (Foto: Karen Malek/ TechTudo)

No próprio programa é possível aumentar ou diminuir o volume, pausar a transmissão (sem necessidade de desconectar), colocar em tela cheia, esconder o cursor do mouse e também escolher outros dispositivos para reprodução simultânea. 

O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo

Nas preferências do aplicativo, ainda é possível escolher a qualidade de imagem e do áudio que deseja que seja reproduzida na televisão, caso esteja com dificuldade na visualização no dispositivo receptor. 

O aplicativo não está disponível na Mac App Store, mas seu download com a licença para um computador pode ser adquirida pelo site do desenvolvedor por US$ 12,99, cerca de R$ 46 na cotação atual. No mesmo site há a opção de download para teste gratuito, válido por sete dias.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo