O Android N, próxima versão do sistema do Google para celulares, terá novos emojis. O buscador anunciou hoje o visual dos ícones, com o objetivo de torná-los mais humanos. Saem de cena os emojis com personagens amarelos de forma pouco reconhecível. No lugar deles, os smartphones com Android terão emojis mais próximos da realidade.

Android N: o que muda no seu celular com a próxima versão do sistema

O próprio Google admitiu que está se distanciando de aparências abstratas. Inicialmente, a novidade chega aos smartphones que têm a prévia do Android N, por meio de uma atualização do tipo OTA (sem fio). Ela vai chegar mais tarde a todos os telefones com a plataforma.

Emojis do Android N (Foto: Divulgação/Google)

A implementação faz parte do suporte ao Unicode 9, versão mais recente da padronização internacional para os emojis – ícones que aparecem no teclado do celular e servem para sinalizar situações e objetos.

Na amostra fornecida pelo Google é possível ver uma mulher com uma das mãos na testa, um policial, uma pessoa segurando um celular em posição de selfie e um ciclista, entre outras ilustrações.

O resultado final é bastante diferente do visto no Android disponível o atualmente, o Marshmallow, em que as figuras são amarelas e fogem da silhueta humana.

Listagem de emojis do Android até a versão Marshmallow (Foto: Divulgação/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone"

"Além disso, também teremos variação de tons de pele e novos ícones como bacon e selfie", informou a empresa.

Outra novidade anunciada nesta quarta-feira (13) são os atalhos na tela inicial (launcher shortcuts, em inglês). O Android N vai permitir que os criadores de aplicativos adicionem funções rápidas, acessíveis diretamente da Home Screen.

No exemplo dado pela empresa, o botão de telefone na barra inferior do Android abre um menu com três contatos. Em tese será possível discar rapidamente para os amigos. A função lembra bastante o 3D Touch presente no iPhone 6S e iPhone 6S Plus. A tela do iPhone mais recente consegue detectar o nível de pressão aplicado com os dedos para apresentar menus contextuais dentro dos ícones.

Atalhos rápidos na tela inicial do Android N e do iOS em um iPhone 6S Plus, com tela 3D Touch (Foto: Arte sobre Divulgação/Google e Reprodução/TechTudo)

O

... recurso não está disponível no modelo mais barato do celular da Apple, o iPhone SE. O lançamento da empresa ainda não tem data para chegar ao Brasil, muito menos um preço confirmado.

Os novos emojis e os atalhos de tela inicial devem ser apresentados em detalhes no Google I/O, evento que o Google vai realizar em maio para revelar todas as novidades da próximas versão do Android. O TechTudo estará lá cobrindo tudo. A partir da data, ele deverá chegar aos poucos para os celulares com a plataforma, dependendo da fabricante e do modelo do smartphone.

Quais serão as novidades do Android N? Leitores opinam no Fórum do TechTudo

Assista abaixo ao vídeo com os novos emojis previstos no padrão Unicode 9. Os ícones foram fornecidos pelo Emojipedia.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo