Dicas Conheça a Bixby: assistente virtual 'rival' da Siri chega com Galaxy S8

A Bixby, assistente virtual da Samsung, foi confirmada no blog oficial da fabricante nesta segunda-feira (20). A expectativa é que o seu lançamento ocorra junto com o anúncio do Galaxy S8, que está marcado para o dia 29 de março. Antes disso, a assistente havia sido especulada por meio do programa de testes do Samsung Pay. Agora, a notícia é oficial e a gigante sul-coreana afirma que a Bixby será mais inteligente que a Siri, Cortana e Google Assistente.

De acordo com a Samsung, a Bixby foi desenvolvida para ser mais completa do que as suas concorrentes e promete se adaptar às necessidades de cada pessoa. A empresa promete ainda que a assistente aprenderá como interagir com os humanos.

Samsung promete Galaxy S8 para 29 de março e anuncia tablets e Gear VR

Samsung oficializa a assistente virtual Bixby (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A Bixby foi apresentada com três características fundamentais: completude, consciência do contexto e tolerância cognitiva. Mas, afinal, como funcionam esses aspectos? A completude diz respeito ao número de funcionalidades e comandos que a assistente possui. Segundo a fabricante, os aplicativos que tiverem integração com a Bixby terão praticamente todas as suas funções incorporadas a ela. Assim, seria possível realizar praticamente qualquer atividade apenas com comandos de voz.

Essa abordagem é superior à Siri, à Cortana e ao Google Assistente porque esses assistentes só incorporam algumas das funções dos apps compatíveis. A empresa também informou que em breve liberará um SDK (kit de desenvolvimento de software, em português) para que os desenvolvedores possam integrar os seus trabalhos à Bixby.

A característica “consciência do contexto” indica que a assistente estará sempre atenta ao que acontece em volta e, principalmente, às informações exibidas na tela do smartphone. Dessa forma, quando for acionada, a Bixby já terá uma ideia do que deve fazer ou procurar.

A “tolerância cognitiva”, por sua vez, significa que ela usa inteligência artificial para entender comandos incompletos ou com alguns erros. Como a Bixby terá muitos comandos, já é esperado que os usuários esqueçam alguns deles. Com isso, a assistente poderia dis

... cernir o que a pessoa quer e, assim, executar a tarefa. Quando ela não entender o comando, solicitará mais informações.

No anúncio, a Samsung não divulgou imagens da assistente em funcionamento. No entanto, não será necessário esperar muito para vê-la em ação, já que a Bixby chega junto com o Galaxy S8, com lançamento previsto para o dia 29 de março.

Via Samsung Newsroom

O Galaxy S8 vai perder o botão Home? Comente os rumores no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo