O lançamento do Galaxy S10 vai acontecer em breve, possivelmente com até quatro edições diferentes. Para marcar o décimo aniversário da linha Galaxy, a Samsung estaria preparando o mais simples Galaxy S10E para rivalizar com o iPhone XR, os regulares Galaxy S10 e S10 Plus, além de um quatro modelo compatível com internet 5G.

Não deverá tardar até que tudo seja revelado, já que a empresa tem evento marcado para 20 de fevereiro, em San Francisco, nos Estados Unidos. Dias antes do evento, é possível antecipar boa parte da ficha técnica e do visual dos aparelhos – que estão numa espécie de pré-venda. Nas linhas a seguir, saiba o que se fala nos bastidores sobre o próximo smartphone todo poderoso da Samsung.

Design e tela

A principal mudança de visual da família Galaxy S10 deverá estar diretamente ligada à tela. Em imagens vazadas, os supostos celulares aparecem com display maior que a geração anterior, com laterais menos curvadas ou sem curva alguma, além de furo para acomodar a câmera frontal. Smartphones com câmera dentro da tela não são novidade: a Huawei e a própria Samsung já lançaram telefones com essa característica no fim de 2018.

Baseado em fotos de divulgação e até em modelagem usada por fabricantes de capinhas, estima-se que o Galaxy S10E tenha tela de 5,8 polegadas; o S10 convencional, de 6,1 polegadas; e o maior S10 Plus de 6,4 polegadas, todas Super AMOLED. O mistério maior fica por conta da suposta versão com 5G, cujo nome permanece desconhecido.

Desempenho acima da média

O lançamento da Samsung deverá trazer o que há de mais sofisticado em termos de hardware. Em 2019, isso significa memória RAM farta, de pelo menos 6 GB, e o chip Snapdragon 855, um octa-core que trabalha a uma frequência de até 2,84 GHz. Ainda assim, promete gastar menos energia que a versão anterior, além de oferecer dados móveis de última geração e recursos de inteligência artificial.

Assim como aconteceu com o S9, o S10 poderá ser comercializado também com o Exynos 9820, de fabricação própria da Samsung, dependendo do país. O chip coreano é construído com mesmo processo avançado de 7 nanômetros que o processador da Qualcomm.

Armazenamento de sobra

Comenta-se nos bastidores que a Samsung deverá dobrar a quantidade mínima de armazenamento no Galaxy S10. Enquanto o S9 parte de 64 GB, o sucessor deverá contar com pelo menos 128 GB para guardar arquivos.

A principal novidade, porém, ficaria por conta da versão mais cara do Galaxy S10 Plus, que traria 1 TB de espaço interno. Se essas especificações se confirmarem, será possível ter um Galaxy de até 2 TB com ajuda de um cartão de memória de alta capacidade.

Muitas câmeras

A Samsung não deverá economizar no número de câmeras no Galaxy S10. A expectativa é que cada modelo traga, de três a seis sensores fotográficos, dependendo da versão. O mais simples S10E, em teoria, terá câmera dupla na traseira: uma comum e uma teleobjetiva para retratos. Já os Galaxy S10 e S10 Plus contariam com câmera tripla, a terceira do conjunto com uma lente mais aberta para fotografar paisagens.

Na parte da frente, tanto S10E quanto S10 normal teriam apenas uma câmera integrada à tela. Nessa seara, o S10 Plus teria o diferencial de câmera dupla para selfies, igualmente abrigadas em uma cavidade no display.

Em termos de software, a principal novidade poderá ser o que se chama por enquanto de Modo Bright Night, responsável por melhorar o desempenho em fotos noturnas. A função foi vazada no código do sistema da Samsung, e poderá ser uma resposta ao Night Sight, recurso presente no Google Pixel 3.

...

Mais bateria

Segundo o portal alemão WinFuture, a linha Galaxy de 2019 deverá trazer baterias maiores que a geração anterior. Supõe-se que o mais simples Galaxy S10E traga célula de 3.100 mAh, o S10 comum tenha 3.400 mAh e o maior S10 Plus ofereça bateria de 4.100 mAh. Caso essas especificações se confirmem e considerando a promessa de consumo menor do processador, é possível que os telefones durem mais tempo longe da tomada.

Sistema mais fácil de usar

Os lançamentos da Samsung deverão sair de fábrica com o Android 9 (Pie), versão mais recente do sistema do Google para smartphones. No entanto, a principal novidade poderá ficar por conta do software da Samsung: a atual interface Samsung Experience deverá ser renomeada para OneUI e trazer mudanças no visual.

Em supostas imagens vazadas, é possível ver que os apps pré-instalados e telas de configuração deverão trazer mais espaços vazios no topo, deixando as áreas de interação e demais botões concentrados na porção inferior do painel. O objetivo seria simplificar o uso do celular com uma mão.

Biometria, Wi-Fi e fones analógicos

O Galaxy S10 não deverá mais trazer leitor de íris, mas espera-se que o celular seja o primeiro da Samsung capaz de ler impressões digitais com um toque na tela. Rumores indicam que a novidade estará presente só nas versões S10 e S10 Plus. O mais modesto S10E teria sensor de digitais na lateral.

Outro ponto positivo do aparelho deverá ser o suporte ao Wi-Fi 6, novo padrão de redes sem fio que promete mais velocidade ao navegar na internet, desde que haja um roteador compatível por perto. E nada dessa modernidade parece impedir que o telefone mantenha uma característica antiga: imagens que circulam na web mostram que os celulares deverão manter a porta P2 para fones de ouvido analógicos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo