Pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, em parceria com a Microsoft Research desenvolveram uma tecnologia capaz de diminuir o consumo de banda em streaming de jogos. Chamado de Kahawai, a técnica permite que smartphones, através da nuvem, rodem games pesados sem perda de qualidade melhorando em até 80% a eficiência no consumo de dados pela rede.

Lei da banda larga: como funciona e onde reclamar da velocidade da conexão

Tecnologia permite que jogos em cloud gaming tenha redução no consumo de dados por redes móveis (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Quando surgiram, as plataformas de cloud gaming foram apontadas como uma revolução, já que mesmo uma máquina com um hardware fraco podia rodar, por streaming, games atuais. O mesmo podia ser feito com tablets e smartphones. Em 2013, a Microsoft mostrou Halo 4 rodando em um Windows Phone.

No entanto, os jogos por streaming não são muito atrativos para os dispositivos móveis, já que nem sempre se tem uma rede Wi-Fi disponível e o consumo de dados em cloud gaming é alto.

Qual o número de conexões simultâneas de um roteador wireless? Confira no Fórum do TechTudo.

A Kahawai utiliza um processo conhecido como renderização colaborativa. A tecnologia consiste em dividir o processamento gráfico entre o dispositivo móvel e o servidor. Tarefas mais pesadas, como detalhes de sombras e texturas, ainda são realizadas pela máquina virtual. A GPU do tablet ou smartphone executa tarefas menores, como um esboço prévio de cada quadro.

No teste realizado, os pesquisadores conseguiram cortar em até 80% consumo de dados no cloud gaming de Doom 3 em dispositivos móveis, por exemplo. Além de não ter perda significativa na qualidade visual, o tempo de resposta entre o dispositivo e o servidor também não foi alterado.

...

Até, efetivamente, se tornar um produto real e estar disponível para o consumidor, a tecnologia ainda precisa passar por mais testes. Pode ser que em um futuro próximo você consiga rodar games atuais, como The Witcher 3, no seu Lumia, com boa qualidade, sem latência e também sem estourar a sua franquia de dados.

Via Duke, Windows Central e The Verge



>>> Veja o artigo completo no TechTudo