O Google Docs fornece funções e opções bastante completas. Contudo, é possível melhorar o editor de texto na nuvem do Google utilizando os complementos e plugins na loja de extensões. Para ajudá-lo nessa tarefa, o TechTudo mostra alguns plugins e como instalar complementos no Google Docs.

Google Docs: saiba usar o recurso Sugestões e veja todas as alterações

Conheça e instale complementos no Google Documentos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Conheça alguns complementos para Google Docs e descubra o quanto eles podem ser úteis. Ao final da lista, veja como instalar.

DocSecrets

Este complemento protege e encripta partes de seus documentos do Google. Para usá-lo, você o inicia no menu complementos, cria a senha e depois pode começar a inserir os textos, que ficam ocultos atrás de uma faixa colorida. Quando quiser, você pode usar a senha para visualizar o conteúdo.

DocSecrets permite escondera partes do documento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Openclipart

Em alguns documentos, texto sem imagens não diz muita coisa. Com esse complemento você tem acesso a mais de 50 mil imagens, que podem ser usadas em seus trabalhos. As imagens são do projeto OpenClipArt, que disponibiliza imagens livres de direitos autorais e podem ser usadas a vontade.

Tenha mais de 50.000 imagens com o Openclipart (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Utilidades Brasileiras para Google Docs

Particularidades como o padrão de preenchimento do CNPJ, CEP e outros não existem de forma nativa no Google Docs. Para corrigir isso, você só precisa instalar o complemento Utilidades Brasileiras para Google Docs. Ele confere o endereço do CEP e prepara um mapa com o endereço, Valida e formata o CNPJ e CPF, selecionando os numero dentro do seu documento.

Complemento traz particularidades do nosso país para seus documentos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Change Case

Apesar de ser bem completo, o Docs não possui uma funcionalidade bem básica: a capacidade de converter textos em maiúsculo para minúsculo e vice-versa. Para corrigir isso, basta instalar o complemento Change Case, que faz isso e muitas outras tarefas relacionadas com conversão.

Instale Change Case e adicione a conversão de letras no Google Doc
... s (Foto: Divulgação)

Envelopes

Criar envelopes manualmente pode ser um pouco complicado. Mas, com este complemento, você terá o que é preciso para preencher e imprimir os envelopes que precisa. Ele oferece vários modelos baseados no tamanho do documento e uma opção em que você pode personalizar o tamanho.

Preencha e imprima envelopes facilmente com este complemento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como instalar complementos no Google Docs

Passo 1. Acesse o Google Drive e faça login com sua conta;

Passo 2. Abra o documento que deseja editar;

Abrindo arquivo no Google Drive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Com o arquivo aberto, clique no menu “Complementos” e depois no item “Instalar complementos…”;

Acessando a opção "Instalar complementos..." (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na janela que será exibida, clique dentro do campo de busca. Dentro dele, digite “change case” (sem as aspas) ou o nome de qualquer outro complemento desejado e em seguida tecle “enter”;

Pesquisando o complemento a ser instalado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Quando o resultado da busca aparecer, clique no botão “+ GRÁTIS”, para iniciar a instalação do complemento “Change Case”;

Iniciando a instalação do complemento Change Case (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Será exibida uma tela com as permissões necessárias a execução. Para confirmar, clique no botão “Aceitar”. Depois disso, o complemento estará instalado e já poderá ser utilizado;

Autorizando as permissões do complemento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora que você já sabe instalar complementos no Google Docs e conhece alguns, comece a explorar esse importante recursos e dê um upgrade no uso do editor de documentos do Google.

 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo