A Build 2015 chegou ao fim nesta sexta-feira (1º), após revelar muitas novidades sobre o Windows 10. A conferência da Microsoft mostrou com novos detalhes como o sistema vai funcionar em computadores e tablets, revelou que a Cortana está disponível no Brasil em breve, entre outras boas notícias. Se você quer ficar por dentro de tudo o que rolou na Build 2015, confira o resumo do TechTudo.

Entenda como Windows 10 vai rodar aplicativos para Android e iPhone

Veja, no vídeo abaixo, o resumo com todas as novidades da Microsoft na Build 2015

Rumores, rumores e mais rumores

Às vésperas do lançamento do Windows 10, diversos rumores ganharam a internet. Alguns deles se confirmaram, como as novidades para o HoloLens e Windows 10, apresentação de novos detalhes do Office 2016, entre outros. O TechTudo fez um resumo sobre o que os leitores poderiam esperar da conferência, mas que também aponta para o que a Microsoft pode ter guardado para novos eventos.

Primeiro dia: surpresas e novidades na abertura

A Microsoft abriu o primeiro dia da Build disposta a sacudir as concorrentes e atrair desenvolvedores para o Windows 10. O CEO da companhia, Satya Nadella, iniciou a apresentação com o discurso sobre o passado da empresa: ”De fato, estamos voltando à verdadeira origem da companhia”.

Build 2015, evento da Microsoft para desenvolvedores revela o futuro do Windows 10 (Foto: Elson Junior/TechTudo)

No primeiro Keynote, a Microsoft revelou que desenvolvedores poderão usar os códigos do iOS e Android para fazer aplicativos para o Windows 10 e bateu o martelo: quer um bilhão de dispositivos com o sistema até 2018. Já o Project Spartan ganhou um nome oficial: Microsoft Edge. Por fim, os HoloLens comandaram um pequeno robô ao vivo no palco, demonstrando o que a empresa aposta para a Internet das Coisas (IOT).

Confira tudo o que rolou na primeira apresentação da Build 2015.

Cortana em Português

O primeiro dia da Build reservou ainda uma novidade especial para os brasileiros. Questionado pelo TechTudo, o vice-presidente de software da Microsoft, Terry Myerson, revelou que a empresa pretende lançar a Cortana em breve em nosso idioma. O executivo revelou ainda alguns detalhes sobre o que acontecerá com o programa Windows Insider, quando a Microsoft pretende lançar o novo sistema e outros. Veja o artigo completo com as declarações de Myerson.

Terry Myerson, vice-presidente de software da Microsoft, confirma Cortana em português (Foto: Elson de Souza / TechTudo)

Apps Android e iOS no Windows Phone

... a target="_self">como o recurso vai funcionar.
Windows 10 e Office rodam em smartsphones e computadores com o mesmo visual (Foto: Reprodução/Microsoft)

Nova versão do Windows 10 disponível

Não demorou quase nada para que a Microsoft liberasse as novidades do Windows 10 para os usuários da versão preview do sistema. A nova build traz a volta do Aero Glass para o menu Iniciar, que também pode ser redimensionado, novas funções para o recurso Continuum, novidades na Xbox Live e também na loja de aplicativos unificada. Confira tudo sobre a nova versão do Windows 10.

Surface Hub: testamos o gigante da Microsoft

Nem só smartphones e tablets compõem os lançamentos da Microsoft. A empresa também revelou recentemente o Surface Hub, um computador empresarial que lembra bastante uma smartTV. O TechTudo teve acesso ao aparelho e traz todas as informações em primeira mão para os usuários brasileiros. Confira nossas primeiras impressões.

Segundo dia: novidades para apps universais e jogos

Quem achava que a Microsoft não tinha nada guardado para o segundo dia da Build, se enganou. A empresa apresentou detalhes sobre como os aplicativos universais poderão funcionar desde smartphones até o HoloLens, plataforma holográfica da empresa. Já os jogadores de plantão puderam conferir todo o poder que o DirectX 12 pode apresentar nos gráficos dos novos jogos. Se você perdeu algum detalhe, veja a cobertura completa do segundo keynote da Build.

Unviversal Apps vão rodar em todos os dispositivos Windows 10; veja detalhes (Foto: Elson de Souza / TechTudo)

Raspberry Pi 2: Windows em miniatura

A Microsoft revelou que o Windows 10 para a Internet das Coisas (IoT) vai ter suporte ao Raspberry Pi 2, Galileo e Arduíno. A medida da empresa visa colocar o Windows em aparelhos que cuidam da automação da casa, pequenos robôs e outros dispositivos inteligentes. Para você ficar bem informado da novidade, o TechTudo preparou um resumo sobre como o sistema vai suportar os mini-PCs.

Raspberry Pi 2 ganha suporte ao Windows 10 (Foto: Elson de Souza / TechTudo)

Direto do futuro: testamos o HoloLens

Para fechar com chave de ouro a Build, o TechTudo fez um teste exclusivo do HoloLens durante a Build 2015. Os óculos holográficos da empresa prometem revolucionar o mercado com aplicações criativas e totalmente interativas. Mas será que o aparelho é tudo isso mesmo? Confira aqui o teste com os HoloLens e o Windows 10 Holográfico.

Testamos o Hololens, óculos inteligente da Microsoft, na Build 2015 (Foto: Elson Junior/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo