O Google começa a liberar nesta quinta-feira (18) uma atualização para corrigir o problema causado por alguns de seus aparelhos, como o Chromecast e o Google Home, em roteadores Wi-Fi. O erro, confirmado pela empresa no início da semana, pode fazer com que a rede Wireless apresente instabilidade – e até mesmo caia em alguns momentos.

A correção será feita por meio de um update para o Google Play Service em celulares Android. O Google também recomenda que o firmware de roteadores seja atualizado para a última versão disponibilizada pelas fabricantes.

Chromecast e smart Android juntos na mesma rede pode causar bug no roteador (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Usuários relatam o bug em fóruns da Internet desde outubro de 2017. Porém, o Google confirmou o problema somente após a divulgação de uma análise da TP-Link.

A princípio, havia indícios de que o erro afetava apenas os roteadores da TP-Link, mas outras fabricantes, como Netgear e Asus, também lançaram atualizações para os seus aparelhos. No Brasil, há relatos de que modems usados por algumas operadoras, como Arris e Technicolor, também são afetados.

O problema está no Cast, tecnologia usada para transmissão de vídeos e fotos pela rede Wi-Fi. Quando acordado

... do modo "sleep", o Chromecast pode enviar um número de pacotes excessivo. Com isso, o roteador deve ser sobrecarregado – o que tende a causar instabilidade na conexão e, em alguns casos, até mesmo desligar a rede sem fio. É necessário resetar o aparelho para fazer com que ele volte a funcionar.

Segundo o Google, o erro só ocorre quando um smartphone Android e um Chromecast estão conectados na mesma rede.

Ainda de acordo com a fabricante, a correção está sendo disponibilizada por meio de um update para o Play Services. Porém, a versão do componente não foi especificada.

Via Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo