A ?Internet das coisas? ? um conceito que tenta aproximar ao m?ximo o mundo real do virtual. Para isso, diversos desenvolvedores e empresas est?o trabalhando para levar a internet para objetos mais variados, tornando-os cada vez mais conectados e inteligentes. Confira abaixo alguns deles:

Nova bateria de alum?nio promete recarga total em um minuto; entenda

Cortinas controladas pelo celular

Cortinas inteligentes podem ser controladas pelo smartphone (Foto: Divulga??o/Kickstater)

Tilt my Blinds ? o nome deste projeto que fez sucesso no Kickstater e que adiciona um painel solar e um chip ?s cortinas, de forma que o usu?rio possa control?-las atrav?s de um aplicativo no smartphone. O painel solar alimenta a cortina eletricamente e, por meio do app, o usu?rio pode abrir ou fechar as persianas e ainda definir hor?rios para o movimento. H?, tamb?m, um sensor de luz que automaticamente abre as persianas quando o sol nasce e as fecha ao fim do dia, quando j? est? escuro.

Coleiras inteligentes

A Scout 5000 e a Scout 2500 s?o duas coleiras inteligentes desenvolvidas pela Motorola para os nossos bichinhos de estima??o. Estas coleiras acompanham os dados vitais do animal, tais como batimentos card?acos e temperatura. Al?m disso contam com uma c?mera, para que o dono possa ficar por dentro de todos os passos de seu fiel amigo. A c?mera fica na altura do pesco?o do pet e o dono pode assistir ? dist?ncia, por meio de streaming. Ele ainda pode compartilhar o v?deo com outras pessoas na internet. E como se n?o bastasse, o dono pode saber a localiza??o exata do animal pelo GPS.

Coleira inteligente da Motorola (Foto:Elson de Souza/TechTudo)

Pote smart

O kSafe ? outro projeto do Kickstarter que fez sucesso. Ele nada mais ? do que um pote que s? abre quando voc? cumpre uma sele??o de tarefas pr?-determinadas. Assim, ele serve de ?recompensa? para quando conseguimos cumprir todos os nossos afazeres. Por meio de um aplicativo para smartphone, voc? tranca o pote que s? abre quando voc? cumpre as metas, que envolvem local, atividade ou tempo. Voc? pode trancar, por exemplo, controle remoto da TV, aquela guloseima que vai te tirar da dieta ou mesmo controle do videogame.

O pote kSafe ? trancado eletronicamente (Foto: Divulga??o/Kickstarter)

Pulseiras chics

A Misfit desenvolveu as pulseiras inteligentes esportivas, voltadas para atletas que desejam acompanhar com mais comodidade os resultados de seus treinos. Por?m, ela foi mais al?m e n?o limitou a sua pulseira inteligente para os atletas. Recentemente ela resolveu aliar o mundo da tecnologia com o da moda criando pulseiras inteligentes com cristais?Swarovski. Isso mostra que al?m de inteligentes e funcionais, os futuros objetos inteligentes poder?o ser tamb?m objetos de moda e glamour.

Pulseiras inteligentes e elegantes (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Bagagem smart

A empresa Bluesmart desenvolveu uma mala altamente tecnol?gica e conectada. Ela conta com um SIM card com conex?o 3G

... e, a partir dele, a mala pode ser rastreada via GPS em mais de 24 pa?ses. Assim, fica dif?cil perder a sua bagagem nos principais aeroportos. Al?m disso, esta mala inteligente conta com um cadeado que pode ser aberto ou trancada via celular, por meio de um aplicativo espec?fico. E como se n?o bastasse, quando o dono, de posse do smartphone chega perto da mala, ela destrava, travando automaticamente quando ele se afasta.
Mala bluesmart conta com cadeado que pode ser destravado com a presen?a do dono (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

Bra?o bi?nico

Handiii ? o nome deste bra?o bi?nico inteligente que foi feito usando-se uma impressora 3D. O seu custo de produ??o foi de apenas US$ 300 (cerca de R$ 930). Este bra?o bi?nico tamb?m possui um aplicativo para smartphone que, pela rede Wi-Fi, analisa os dados coletados pelo bra?o bi?nico e os envia de novo para a pr?tese, dando mais versatilidade ao dispositivo. Abaixo, um v?deo explicando o funcionamento dele.

Bicicletas inteligentes

A MoDe:Me ? uma bicicleta inteligente criada pela Ford. Ela conta com um motor el?trico integrado e acopla um monitor de batimentos card?acos que regula quando o ciclista precisar? de uma ajudinha do motor. Por meio de uma faixa que o ciclista usa no peito, a bicicleta monitora os batimentos card?acos cujos dados s?o enviados para o smartphone via Bluetooth. No app MoDe:Link o usu?rio configura quando e como o motor el?trico de 200 watts ser? ativado.

Bicicleta inteligente da Ford (Foto:Isadora Diaz/TechTudo)

Esses s?o apenas uns poucos objetos que j? est?o come?ando a se conectarem ? internet e a se integrarem ainda mais aos nossos dispositivos j? inteligentes, tais como smartphones e tablets. O n?mero demasiado de prot?tipos e projetos em sites de financiamento coletivo s? mostra que a Internet das Coisas ? o pr?ximo passo na nossa evolu??o tecnol?gica e ela ? praticamente irrevers?vel.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo