Na maioria dos smartphones, a câmera de selfies tem qualidade inferior ao conjunto principal. Não é o que se vê no Galaxy A80, celular que a Samsung lança no Brasil nesta quinta-feira (25): um engenhoso mecanismo giratório faz o módulo fotográfico ir para frente ou para trás, com a proposta de fazer os melhores registros em qualquer circunstância. O lançamento tem preço sugerido de R$ 3.499. São duas cores: preto e rosê, com início das vendas em 5 de agosto.

A nova tecnologia, por ora inédita no mercado nacional, possibilita uma tela Super AMOLED de 6,7 polegadas que ocupa praticamente toda a superfície frontal do telefone. Também dispensa o recorte que “come” uma parte do display e que se popularizou em especial por causa do iPhone X, apesar de outros celulares Android também trazerem a característica.

Os compradores do novo lançamento contam com as seguintes combinações de lente e sensor fotográfico: tradicional de 48 MP (abertura de f/2.0), ultra wide de 8 MP (f/2.2) e sensor 3D capaz de reconhecer melhor a silhueta dos protagonistas da foto para produzir efeito retrato de melhor qualidade. O recurso batizado de Time of Flight parece ganhar aos poucos o Brasil, já que está presente no LG G8S ThinQ, anunciado ontem (24), e no Huawei P30 Pro.

O conjunto fotográfico fica alocado na traseira do telefone. Quando o usuário quer uma selfie, o próprio Galaxy A80 rola o módulo para cima e passa a apontar as lentes para o rosto do consumidor. A operação leva poucos instantes. O gerente de produto Renato Citrini explicou que o produto foi testado de inúmeras formas na matriz, na Coreia do Sul, para ter certeza de que não apresentará problemas.

A ideia de utilizar compartimentos mecânicos para a câmera frontal surgiu primeiro em smartphones chineses. Em 2018, as fabricantes Oppo e Vivo (não confunda com a operadora de telefonia) revelaram modelos com a câmera frontal deslizante, que oculta o sensor quando não está em uso. Há algumas semanas, a taiwanesa Asus também fez aposta em recurso similar com o anúncio do Zenfone 6.

A ficha técnica do Galaxy A80 fica completa com processador octa-core de 2,2 GHz, memória RAM de 8 GB e armazenamento de 128 GB. O smartphone roda Android 9 (Pie) com One UI, software com recursos específicos da Samsung, como a carteira digital Samsung Pay.

Chama a atenção a ausência do microSD. O recurso costuma estar presente nos telefones da Samsung para possibilitar maior espaço para guardar arquivos como fotos e vídeos. O celular ainda oferece bateria de 3.700 mAh e recarga rápida de 25 W.

Ficha técnica do Galaxy A80

... chtudo">
  • Tamanho da tela: 6,7 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD+ (2400 x 1080 pixels)
  • Painel da tela: Super AMOLED
  • Câmera (principal e selfie): rotatória e tripla, de 48 MP, 8 MP e 3D
  • Sistema: Android 9 (Pie)
  • Processador: octa-core com velocidade de até 2,2 GHz
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento (memória interna): 128 GB
  • Cartão de memória: não há
  • Capacidade da bateria: 3.700 mAh
  • Cores: preto, rosê e prata


>>> Veja o artigo completo no TechTudo