A lâmpada com câmera espiã Yoosee é um produto que oferece vigilância de forma discreta. Com o formato e funcionalidades de uma lâmpada LED tradicional, o dispositivo se destaca pelos recursos nada convencionais, como câmera HD, entrada para cartão microSD e conexão Wi-Fi. Além disso, o o acessório pode ser controlado de forma remota por meio de um aplicativo para celular.

No Brasil, é possível comprar a "lâmpada espiã" da marca Yoosee em lojas online pelo preço médio de R$ 120. O TechTudo testou o dispositivo e mostra, a seguir, quais são os pontos positivos e negativos do acessório.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ficha Técnica da lâmpada com câmera Yoosee

  • Câmera IP 360° panorâmica
  • Lente “Fisheye”
  • 1.3 Megapixel 1280x960 HD
  • Zoom digital Pan/Tilt
  • Sensores de movimento e visão noturna
  • Conectividade Wi-Fi
  • Canais de áudio de entrada e saída,
  • IEEE802.11b/g/n sem fio
  • Suporte microSD Máx. 128GB

PONTOS POSITIVOS

1. Fácil instalação e utilização

Para instalar a lâmpada espiã Yoosee, não é necessário nada além de um bocal de lâmpada e uma conexão Wi-Fi, ou seja, basta substituir a iluminação tradicional pelo dispositivo. Já para a utilização das funcionalidades da câmera espiã, é preciso instalar o aplicativo Yoosee no celular. O programa está disponível gratuitamente para smartphones Android e iPhone (iOS) e utiliza a avançada tecnologia de transmissão em rede Cloudlink P2P.

Após a instalação e o registro no app, a configuração do eletrônico pode ser feita de forma fácil seguindo o passo a passo no próprio celular. Como as lâmpadas inteligentes funcionam conectadas a redes Wi-Fi, é possível acender ou apagar a luz, assim como usar os demais recursos, à distância por meio do telefone. Vale citar que o funcionamento da câmera independe da luz da lâmpada estar acesa.

2. Variedade de recursos

Além das funções de uma lâmpada comum, como acender e apagar as luzes, e de uma câmera de segurança, como captar imagem, lâmpada espiã Yoosee também possui recursos pouco frequentes. Um exemplo é a possibilidade de guardar as gravações em um cartão microSD no dispositivo. Assim, ele passa a salvar arquivos que possuem, aproximadamente, 30 minutos de vídeo gravados. Automaticamente, o produto também faz o gerenciamento das gravações, apagando mídias antigas para dar espaço às mais recentes. Durante os testes, com um cartão de 32 GB, foi possível salvar conteúdos de sete dias de gravação.

Outra característica interessante do dispositivo é a possibilidade de escutar o áudio do local onde a câmera está instalada. O usuário pode também enviar um áudio, caso necessite se comunicar com a pessoa que está no mesmo ambiente do aparelho. Ou seja, é possível falar ou ouvir a resposta.

A lâmpada inteligente também conta com a função de alarme, que permite configurar o dispositivo para emitir um alerta sempre que ocorrer algum movimento dentro do campo de visão da câmera. Assim, é possível ver as imagens à distância direto no aplicativo. Além disso, o usuário também pode fazer o dispositivo emitir um sinal sonoro bem alto, com intuito de inibir possíveis invasões de propriedade.

O dispositivo ainda tem sensor infravermelho e é capaz de captar e transmitir imagens mesmo que o ambiente esteja sem luz ou com a luz da lâmpada apagada. Graças a essa característica, é possível visualizar imagens de forma nítida.

3. Preço

A câmera espiã Yoosee pode ser encontrada no Brasil com facilidade em

... lojas online pelo preço médio de R$ 120. O dispositivo é uma ótima opção no mercado de lâmpadas inteligentes com câmeras e conectividade Wi-Fi e, embora discreto, o aparelho oferece diversos recursos por um preço amigável. Assim, o produto é ideal para quem, com pouco investimento, procura monitorar sua casa remotamente e de forma simples.

PONTOS NEGATIVOS

1. Dependência de uma rede Wi-Fi

Embora a conexão Wi-Fi seja um ponto positivo, pois permite controlar a câmera e monitorar o ambiente de forma remota, essa característica também pode ser tornar um inconveniente. No caso de falhas com a rede sem fio, se torna impossível interagir à distância com o dispositivo por meio do aplicativo Yoosee. Vale ressaltar que, apesar disso, a câmera continua gravando imagens no cartão microSD, se estiver ligada à energia.

2. Resolução e Ângulo

Um ponto que pode decepcionar os usuários é a qualidade das imagens geradas pelo acessório, assim como ângulo da lente. Embora o dispositivo seja vendido como uma câmera HD e 360º panorâmica, a resolução dos vídeos deixa a desejar. Além disso, o produto, na verdade, grava 180º, visto que possui uma lente olho de peixe (fisheye) que, naturalmente, possibilita uma visão ampla, mas de apenas parte do ambiente.

3. Luminosidade

A lâmpada espiã Yoosee, além de todas as funcionalidades, possui uma luz branca LED que atende ao seu propósito tradicional. No entanto, ao substituir a lâmpada responsável pela iluminação de um cômodo pelo acessório, é possível perceber que sua intensidade não é capaz de fornecer luz para todo o ambiente. Sendo assim, a melhor opção é utilizar a Yoosee como uma lâmpada secundária, ou seja, em luminárias ou locais que não precisem de uma iluminação completa.

Qual é a melhor caixa de som Bluethooth? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo