As barras de notificação recebidas na tela de bloqueio do Android ou na Central de Notificações do iPhone (iOS) são notificações push de aplicativos instalados no celular. Esses alertas também podem ser do tipo web, quando são enviados pelo navegador do smartphone, e podem vir acompanhados com mensagens de aviso de redução de preço de sites de compras ou com notícias de páginas da web.

Na lista abaixo, o TechTudo traz quatro perguntas e respostas sobre as notificações push no celular, explicando o que são e qual a diferença entre os alertas push tipo app e tipo web. Além disso, também traz um tutorial de como ativar e desativar as notificações de aplicativos no Android e no iPhone (iOS).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é notificação push no celular?

Notificação push são os alertas de banner ou pop-up que aparecem na tela do celular. Elas podem ser enviadas por sites na web ou por aplicativos instalados no smartphone e funcionam independentemente de você estar com o app ou site aberto no momento. Por exemplo, se você baixou um aplicativo na App Store ou Play Store e concedeu a permissão para envio de notificações, o app poderá enviar push mesmo quando você não estiver utilizando o celular.

As notificações push podem ser enviadas para oferecer promoções, cupons de desconto, informações sobre o clima e novidades sobre determinado site ou aplicativo, por exemplo. Além de texto, elas podem trazer botões com ações interativas com opções de "sim" e "não", e links de redirecionamento para sites, além de conteúdo com emojis, fotos, GIFs e áudio. Elas podem ser utilizadas para oferecer produtos também e, por isso, costumam ser aliadas de sites de compras.

2. Qual a diferença entre notificações push tipo web e app no celular?

As notificações push tipo web precisam, necessariamente, que o usuário opte por permitir o envio dos avisos no celular ou no PC. Isso acontece quando você entra em um site e aparece um pop-up perguntando se você deseja receber notificações da página em questão: a página poderá enviar as notificações de push apenas se você permitir. Além disso, os alertas de push tipo web podem ser enviados para usuários em celulares e em computadores.

Para desativar os alertas push tipo web no celular você deverá acessar as configurações do seu navegador. Depois disso, procure pela opção de "Notificações" e deslize a tela para baixo. Você terá acesso aos sites que podem enviar notificações de push pelo navegador e, se quiser desativar algum deles, pode fazer isso manualmente tocando sobre o interruptor ao lado de cada página na web ou, ainda, pode desativar todos os sites de uma vez tocando sobre a chave ao lado de "Mostrar Notificações".

Os avisos de push tipo app costumam ter acesso a outras informações do smartphone, como o acesso à localização do usuário via GPS, à câmera do celular e a lista de contatos. Esses recursos podem ser explorados para redirecionar notificações aos usuários a depender de sua localização no mapa, por exemplo.

Além desses recursos, os alertas push tipo app também podem explorar outras mídias, como imagens, vídeos, GIFs e áudios, enquanto as notificações push tipo web possuem suporte apenas para imagens.

3. Como ativar e desativar notificações push no Android?

Passo 1. Para desativar notificações de um aplicativo no Android, você deverá acessar as configurações do celular e tocar sobre a opção "Apps e notificações";

Passo 2. Em seguida, toque sobre o app e desative a opção "Mostrar Notificações"

... ;, selecionando interruptor ao lado da opção;

Passo 3. Pronto! Você não receberá mais alertas do app. Para voltar a receber as notificações, basta ativá-las selecionando o interruptor novamente.

No Android também há a opção de receber notificações na tela de bloqueio do celular e os alertas por pontos, que são pontinhos discretos que ficam sobre o ícone do aplicativo, indicando que há notificações que ainda não foram lidas. Essas opções também podem ser desativadas nesta mesma seção.

4. Como ativar e desativar notificações push no iPhone (iOS)?

Passo 1. No iPhone, para desativar os alertas é necessário acessar a seção de Ajustes do smartphone e tocar sobre a opção "Notificações";

Passo 2. Em seguida, toque sobre o aplicativo e desative o interruptor ao lado de "Permitir Notificações" para desativá-las;

Passo 3. Pronto! As notificações estarão desativadas e você não receberá mais alertas do aplicativo. Para voltar a recebê-las, basta ativar os avisos selecionando o interruptor novamente.

No iPhone também existem outras opções de notificação, que podem aparecer quando a tela está bloqueada, na Central de Notificações do celular ou, ainda, como banners de pré-visualização. Essas opções também podem ser desativadas nesta mesma seção.

Memória RAM alta sem nenhum uso aparente. O que pode ser? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo