Nos ?ltimos dias, um mist?rio pairou entre os principais artistas musicais do mundo. Muitos deles trocaram suas fotos nas redes sociais por um quadro azul turquesa. Tudo para lan?ar um novo servi?o de streaming: o Tidal. Semelhante ao Spotify, seus diferenciais come?am por quem comanda a plataforma. O rapper Jay-Z comprou o Tidal no in?cio de mar?o e, claro, est? contando com a ajuda de muitos artistas para divulg?-lo. O que ele tem de especial? ? LossLess, sem perdas ap?s compress?o.

Tidal Logo (Foto: Divulga??o/Tidal)

M?sicos no comando

Na lista c?lebre est?o Beyonc?, Taylor Swift, Rihanna, Madonna, Nicki Minaj, Coldplay, Daft Punk, Calvin Harris, Deadmau5, entre outros m?sicos. Mas, ? claro que a plataforma n?o se faz somente de bons (e famosos) amigos. O Tidal tem, tamb?m, como diferencial a qualidade de suas m?sicas.

O fato do dono ser um artista leva em considera??o, tamb?m, um diferencial para outros m?sicos e bandas. Apesar de isso n?o fazer diferen?a para o consumidor final, o Tidal promete pagar at? o dobro de royalties para os artistas que estiverem em seu servi?o, ao menos em sua vers?o de alta qualidade. A proximidade art?stica tem diferencial em outro ponto: o servi?o ter? curadoria de m?sicos convidados, al?m de lan?amentos exclusivos, parcerias e trabalhos paralelos.

Artistas se re?nem no lan?amento do Tidal com ?udio em alta qualidade (Foto: Reprodu??o / Tidal)

O mercado atraiu, inclusive, Taylor Swift. A cantora que no ano passado retirou suas m?sicas de todos os servi?os por ser contra ao modelo de neg?cios, acaba de disponibilizar suas m?sicas no Tidal.

Codec FLAC

A plataforma possui a tecnologia FLAC (acr?nimo de Free Lossless Audio Codec, que significa Codec Livre de ?udio Sem Perdas) que mant?m a qualidade do som mesmo depois da compreens?o do ?udio. Dessa forma, a qualidade do som pode chegar a 1411KBPS. Para entender o quanto isso pode ser melhor do que em outros streamings, veja a tabela que compara Spotify, Tidal, iTunes e YouTube:

Tabela demonstra diferen?a de qualidade entre servi?os de streaming (Foto: Reprodu??o / Laura Martins)

Pre?o, planos e acervo

Mas tudo isso tem um pre?o? e Jay-Z n?o est? cobrando barato por isso.?Diferente do Spotify, que possui uma vers?o gratuita, o Tidal tem duas op??es pagas: Tidal Premium (US$ 9,99 por m?s) com qualidade Standard de som e Tidal HiFi (US$ 19,99 por m?s), essa sim com a tecnologia Loss Less.

O usu?rio tem direito a experimentar a plataforma gratuitamente por 30 dias. Ambas op??es oferecem cerca de 25 milh?es de m?sicas, 75 mil v?deos e entrevistas exclusivas com os artistas parceiros.

Essa diferen?a ?, inclusive, o principal ponto positivo para o Spotify. O servi?o de streaming tem uma op??o gratuita, al?m de cerca de 15 milh?es de clientes pagantes. O pre?o alto e a falta de op??o gratuita pode assustar quem deseja apenas testar um novo servi?o de streaming ou j? usa outr

... o mais barato.

O rapper tamb?m deve pensar no iTunes. A Apple traz diferentes tipos de servi?os de m?sica, como a venda de ?lbuns e can??es na iTunes Store. Parece que a gigante tamb?m est? gostando desse mercado: j? lan?ou o iTunes Radio, comprou a Beats Music e h? rumores da compra de outro servi?o de streaming (quem sabe at? com Loss Less?) para continuar brigando por espa?o.

Entenda o que ? LossLess:

No Tidal, assim como ? na concorr?ncia, ? poss?vel criar playlists e escutar m?sicas offline. H? uma funcionalidade similar ao Shazam e ? poss?vel escutar faixas em um device online e tr?s offline simultaneamente. Por exemplo, um computador online e at? tr?s smartphones/tablets offline.

Como acessar o Tidal no Brasil

A plataforma est? dispon?vel na web e em aplicativos gratuitos para iOS e Android. Mas, o Tindal ainda ? exclusivo: s? ? poss?vel usar o streaming quem possui convite para se cadastrar, mas isso deve ?cair?, como na maior parte dos servi?os que utilizavam o sistema de convites.

O servi?o de streaming pode ser testado de forma gratuita por usu?rios de mais de 31 pa?ses. Mas, infelizmente o Brasil ainda n?o entrou na lista. Por aqui, s? ? poss?vel escutar um preview de 30 segundos das m?sicas dispon?veis no site. Vale tentar o acesso via Hola, que muda o endere?o de IP.

Para quem tem bons fones e caixas potentes, a experi?ncia pode ser fant?stica. Vale fazer o teste.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo