Em League of Legends (LoL), MOBA da Riot Games, o suporte tem função de ajudar o AD Carry no early game e garantir visão e assistências para todo o time no decorrer do jogo. O player que escolhe a função de suporte deve auxiliar tanto a bot lane quanto os outros membros da equipe durante as team fights. Denilson “Ceos” Oliveira é suporte da KaBuM! desde maio de 2019 e, atualmente, joga como titular na line up do time no segundo split do CBLoL. O pro player foi um dos destaques do primeiro split de 2019 enquanto jogava pela Redemption ao lado do seu parceiro de bot lane Igor “DudsTheBoy” Lima. Em conversa com o TechTudo, Ceos dá cinco dicas fundamentais para jogar de suporte. Confira, a seguir, os conselhos do jogador.

Roaming

Escolher atuar como suporte em League of Legends não significa ficar preso ao AD Carry de seu time ou à bot lane durante todo o jogo. É importante dar assistência para o atirador no early game, mas o suporte também pode ganhar vantagem sobre a equipe adversária em outras lanes, principalmente em partidas ranqueadas. “Sempre que você tiver a oportunidade de sair da lane, faça isso! Dessa forma, você será capaz de causar impacto no mapa e obter vantagem sobre o time adversário”, aconselha o player da KaBuM!.

Lane

O suporte tem como objetivo dar assistência ao atirador na bot lane para que ele cresça e suba de nível rapidamente. O AD Carry precisa farmar sem distrações, e é neste momento que seu suporte entra. A escolha do campeão para a posição de suporte pode ser decisiva, e o LoL tem opções de personagens que oferecem ferramentas tanto de engage quanto de proteção. “Você precisa se impor na lane para que seu AD Carry consiga farmar com tranquilidade. Portanto, é muito bom jogar com suportes agressivos como Thresh, Blitz, Leona, entre outros”, diz Ceos.

Wards

“Wards são muito importantes no LoL. Portanto, busque wardar bem e sempre compre dois pinks quando sair da base”, aconselha o jogador. Sentinelas de controle são necessárias para saber se adversários estão escondidos por perto. Ao usar wards em sua lane, o suporte controla a rota e está preparado para proteger seu AD Carry de ganks. Um bom suporte sempre tem sentinelas guardadas quando volta para a rota.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Builds

A cada novo patch, campeões e itens sofrem mudanças. Independente se o personagem foi nerfado ou buffado, sua build pode mudar, afetando diretamente a gameplay. “Busque sempre estar atualizado com as builds do seu campeão. Sites especializados em builds ajudam muito nesse aspecto”, diz Ceos.

Masterizar

“A escolha por um ou dois campeões é uma est

... ratégia muito boa para subir de elo. Tente aprender tudo sobre esse campeão (ou campeões), como match ups, cooldowns e ordem de skills”, aconselha o player. Por mais que seja bom saber jogar com vários personagens diferentes, o jogador que quer melhorar como suporte e ter bom rendimento em partidas ranqueadas deve masterizar um ou dois personagens de sua escolha. Para isso, o player deve estudar os counters, melhores match ups e gameplay do campeão.

LoL ou DotA, qual o melhor MOBA? Comente no fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo