Em Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), FPS desenvolvido pela Valve, as atuações individuais dos jogadores podem ser quantificadas através de diversas estatísticas. Os cálculos são utilizados para analisar o desempenho do pro players no competitivo, sendo importantes, inclusive, para a escolha do prêmio de melhor jogador do mundo, organizado anualmente pela HLTV. Veja, a seguir, o significado das sete estatísticas mais importantes do cenário competitivo de CS:GO.

ADR

ADR (Average Damage Per Round) é a média de dano por round. A estatística é usada para analisar a atuação ofensiva de um determinado jogador: ele participou ativamente do jogo? Acertou a maioria dos tiros e utilitários? Ajudou a equipe com eliminações? Para calcular o valor, basta dividir o dano total distribuído ao fim da partida pelo número de rounds jogados. Exemplo: Oleksandr "s1mple" Kostyliev, da Natus Vincere, terminou 2018 com o melhor ADR (87.4) do mundo.

DPR

DPR (Deaths Per Round) é a média de mortes por round. Essa categoria é utilizada para averiguar se os players estão morrendo com facilidade (ou não) nas rodadas. Quanto menor o DPR, menos mortes acumuladas. Exemplo: Ali ''Jame'' Djami, AWPer e capitão da AVANGAR, foi o jogador com a melhor taxa de DPR (0.52) da DreamHack Open Rio 2019.

KPR

KPR (Kills Per Round) é a média de eliminações por round, ou seja, categoria que calcula a participação direta de jogadores em abates. Jogadores mais agressivos e riflers geralmente são os players com o maior KPR em competições. Exemplo: em 2017, Marcelo ''coldzera'' David, atualmente na MIBR, foi eleito o melhor do mundo pela HLTV com o segundo melhor KPR (0.82) da temporada.

KDD

KDD (Kill Death Difference) é a diferença entre eliminações e mortes ao fim de um mapa ou série. A estatística tem como objetivo verificar se o jogador mais abateu do que morreu (ou vice-versa) no confronto em questão. Exemplo: na grande final da BLAST Pro Series Miami 2019, Nikola "NiKo" Kovač, da FaZe Clan, acumulou 47 eliminações e 25 mortes, ou seja, KDD de +22.

Impact

Impact é o referencial que analisa o quão impactante foi um jogador no confronto. Essa estatística utiliza diversas variáveis em sua conta: armas utilizadas e o seu grau de dificuldade econômica (round armado, forçado, econômico), tipos de abates (entry, troca), ações executadas no mapa (retake, plant, assistências, utilitários) e outros elementos. Exemplo: no IEM Katowice Major 2019, Andreas ''Xyp9x'' Højsleth, da Astralis, foi o atleta com maior Impact na grande final (1.42).

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

KAST

KAST (Kill Assist Survived Traded) é a porcentagem de rounds em que o player executou pelo menos uma destas quatro ações: eliminação, assistência, sobrevivência ou troca. Assim sendo, a estatística visa identificar o quão ativo (ou não) um determinado atleta foi ao fim do mapa, série ou campeonato. Exemplo: Jani ''Aerial'' Jussila, rifler da ENCE, foi eleito o MVP da BLAST Pro Series Madrid 2019 com 77.3% de KAST em seis séries disputadas.

Rating

Por fim, a estatística mais importante do CS:GO é o Rating, c

... riada pela HLTV em 2010. O referencial possui duas versões: 1.0 e 2.0. O Rating 1.0 é o mais antigo e leva em conta três variáveis: KPR, DPR e um valor baseado no número de rounds em que o jogador fez mais de uma eliminação. Já o Rating 2.0 é um cálculo mais próximo da realidade, pois, além dos três dados do Rating 1.0, considera outros três: Impact, ADR e KAST. Exemplo: em 2015, Olof "olofmeister" Kajbjer, atualmente na FaZe Clan, foi eleito o melhor player do mundo com 1.14 de Rating 1.0.

Via HLTV, Liquipedia e SoStronk



>>> Veja o artigo completo no TechTudo